São Pedro, um dos doze apóstolos, foi o primeiro Papa e escolhido por Jesus Cristo

primeiro Papa da Igreja Católica
O Pontificado de São Pedro ( Petrus ) foi de 30 a c 67, com duração de 36–37 anos.
São Pedro ou São Pedro Apóstolo, , Petros, “Rocha”, segundo a interpretação católica e ortodoxa, fragmento (de pedra) para alguns protestantes,em latim: Petrus foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos.
Historiadores e as Igrejas Católica e Ortodoxa consideram Pedro como o primeiro bispo de Roma e, por isso, o primeiro papa, e também como o primeiro bispo e patriarca da Igreja de Antioquia, tendo sido seu fundador.
Ele seria, até hoje segundo o catolicismo, o detentor do mais longo pontificado da história: cerca de trinta e sete anos.seu nome original não era Pedro, mas Simão.
Canonizado. Primeiro Papa considerado pela Igreja Católica. Foi o pontífice que por mais tempo governou (c37 anos). Segundo a Enciclopédia Católica, os historiadores divergem quanto ao ano da morte de São Pedro. Eusébio considera o 13º ou 14º ano do governo de Nero como o do seu martírio e morte (67 ou 68), datas aceitas também por Jerônimo.Harnack e Bianchini defendem o período entre julho de 64 (início da perseguição de Nero aos cristãos), e o início de 68 (antes da fuga de Nero de Roma e morte).
Nunca esqueceu os ensinamentos de Jesus antes de Ele partir e foi inspirado por eles durante toda a sua vida. Enquanto seguia Jesus, ele resolveu retribuir o amor do Senhor com sua morte e seguir Seu exemplo em todas as coisas. Jesus concordou com isso, assim, quando Pedro tinha 53 anos de idade (mais de 20 anos depois da partida de Jesus), Jesus apareceu a ele para ajudá-lo a cumprir sua ambição. Nos sete anos seguintes, Pedro passou sua vida conhecendo a si mesmo. Um dia, no final desses sete anos, foi crucificado de cabeça para baixo, o que levou sua vida extraordinária a um fim.