São Evaristo, ou Aristo, foi o 5º Bispo de Roma e papa da Igreja Católica, que o venera como santo. Foi papa de 96/99 até 105/106.

São Evaristo, 5º Bispo de Roma e papa da Igreja Católica
São Evaristo: nascido em Belém de uma família judia helenizada e teria se convertido ao cristianismo em Roma, regendo a diocese de romana em substituição ao papa Clemente I, exilado na Táurica, nos tempos da perseguição do imperador Domiciano ou, mais provavelmente, de Trajano.
O Liber Pontificalis reporta que ele dividiu Roma em sete diaconiae, ou titul, lugares santificados pelo martírio dos cristãos, posteriormente, destinados à construção de uma igreja em sua memória (os antepassados das paróquias modernas). Prescrito que os sete diáconos ajudariam nas homilias do bispo, um testemunho de sua ortodoxia, e começou a prática da bênção pública após a celebração do matrimônio civil. .
O Liber Pontificalis indica o seu sepultamento no túmulo de São Pedro, embora uma outra tradição diz que está sepultado na Igreja de Santa Maria Maggiore alla Pietrasanta, em Nápoles