Novo Testamento / Tito

Deveres dos velhos.

Capítulo 2

1Tu, porém, ensina o que está de acordo com a sã doutrina: 2que os idosos sejam sóbrios, dignos, ponderados, robustos na fé, no amor e na constância. 3Que igualmente as mulheres idosas tenham o comportamento que convém a pessoas santas: não falem mal nem sejam viciadas na bebida, mas sejam capazes de dar bom conselho; 4assim ensinarão às jovens a amarem o marido e os filhos, 5a serem reservadas, castas, boas donas de casa, amáveis e submissas ao marido, de modo que a palavra de Deus não seja difamada.

Deveres dos jovens.

6Exorta igualmente os jovens a serem moderados, 7oferecendo-te a ti mesmo em tudo como exemplo de boa conduta, com pureza de doutrina, dignidade, 8linguagem santa e irrepreensível, a fim de que o adversário, não podendo falar nenhum mal de nós, fique cheio de confusão.

Deveres dos escravos.

9Exorta os escravos a serem em tudo submissos a seus senhores, procurando agradar-lhes, evitando contradizê-los, 10não cometendo nenhuma fraude, mostrando, ao contrário, fidelidade perfeita: assim honrarão em tudo a doutrina de Deus, nosso Salvador.

A vida nova em Cristo.

11Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. 12Ela nos ensina a renunciar à vida ímpia e aos desejos mundanos, para vivermos neste mundo com equilíbrio, retidão e piedade, 13na espera de que se realize a feliz esperança e a manifestação da glória de Jesus Cristo, nosso grande Deus e Salvador, 14que se entregou por nós para resgatar-nos de toda maldade e para purificar um povo que lhe pertence, zeloso na prática do bem. 15É assim que deves falar, exortar e repreender com plena autoridade. Que ninguém te despreze.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital