Novo Testamento / São Marcos

A cura do paralítico.

Capítulo 2

1Depois de alguns dias, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Ficaram sabendo que ele estava em casa e 2então se juntaram tantas pessoas que não havia mais lugar, nem mesmo diante da porta. Ele anunciava-lhes a Palavra. 3Foram levar-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas como não pudessem chegar até ele por causa da multidão, abriram o teto em cima do lugar onde ele estava e, feita uma abertura, desceram o leito em que estava o paralítico. 5Jesus, ao ver a fé que tinham, disse ao paralítico: “Meu filho, teus pecados estão perdoados”. 6Ora, lá estavam sentados alguns escribas, que diziam consigo mesmos: 7“Como pode ele falar assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, senão Deus só?” 8Mas Jesus, conhecendo logo por seu espírito que eles pensavam desta forma, disse-lhes: “Por que estais pensando isso em vossos corações? 9O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega teu leito e anda’? 10Pois bem, para que saibais que o Filho do homem† tem na terra o poder de perdoar pecados, 11eu te ordeno – disse ao paralítico –: levanta-te, pega teu leito e vai para casa”. 12Ele se levantou, pegou logo seu leito e saiu à vista de todos, de sorte que todos se admiravam e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos coisa como esta!”

A vocação de Levi.

13Jesus saiu de novo para a beira do mar; toda a multidão ia até ele, e ele os ensinava. 14Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado junto à banca de impostos, e lhe disse: “Segue-me”. Ele se levantou e o seguiu.

Jesus busca os pecadores.

15Estando Jesus à mesa na casa dele, muitos publicanos e pecadores tomaram lugar com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos deles que o seguiam. 16Quando os escribas dos fariseus o viram comendo com os pecadores e os publicanos, perguntaram a seus discípulos: “Por que ele come e bebe com os publicanos e os pecadores?” 17Jesus, que tinha ouvido tudo, disse-lhes: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os doentes. Não vim chamar os justos, mas os pecadores”.

O jejum.

18Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Foram então perguntar a Jesus: “Por que teus discípulos não jejuam, enquanto jejuam os discípulos de João e os discípulos dos fariseus?” 19Respondeu-lhes Jesus: “Os convidados do noivo podem jejuar enquanto está com eles o noivo? Enquanto o noivo está com eles não podem jejuar. 20Mas virá o tempo em que o noivo lhes será tirado, e então eles vão jejuar. 21Ninguém costura um remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho, e o rasgão fica maior ainda. 22Como também ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho arrebenta os odres, e se perdem os odres e o vinho. Mas para vinho novo, odres novos!

A lei do sábado.

23Num sábado, quando Jesus caminhava no meio das plantações, os discípulos começaram a apanhar espigas enquanto iam andando. 24Os fariseus disseram-lhe: “Olha! Por que estão fazendo no sábado o que não é permitido?” 25Respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando se viu em necessidade e teve fome, ele e os companheiros? 26Entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da apresentação, os quais somente aos sacerdotes é lícito comer, e os deu também aos companheiros”. 27E dizia-lhes: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Por isso, o Filho do homem tem poder até sobre o sábado”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital