Novo Testamento / São Lucas

O pai-nosso.

Capítulo 11

1Jesus estava rezando em certo lugar. Quando terminou, disse-lhe um de seus discípulos: “Senhor, ensina-nos a rezar, como João ensinou a seus discípulos”. E ele lhes falou: 2“Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja vosso nome; venha vosso Reino. 3Dai-nos cada dia nosso pão cotidiano. 4E perdoai-nos nossos pecados, porque também nós perdoamos a todo nosso devedor. E não nos deixeis cair em tentação’”.

Confiança na oração.

5E disse-lhes: “Se alguém de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite para dizer-lhe: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e não tenho nada para lhe oferecer’; 7e se lá de dentro o amigo responder: ‘Não me incomodes, a porta já está trancada, eu e meus filhos já estamos deitados, não posso levantar-me para te dar os pães’; 8eu vos digo, mesmo que não se levante para dar-lhe os pães por ser seu amigo, ele acabará levantando-se por causa de sua importunação para dar-lhe tudo o que precisa. 9Pois bem, eu vos digo: Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto. 10Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e ao que bate se abre.11Qual é o pai entre vós que, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra em lugar do peixe? 12Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Se, pois, vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lho pedirem!”

A cura do possesso mudo.

14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram maravilhadas. 15Mas alguns deles disseram: “É pelo poder de Belzebu, chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para submetê-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas Jesus, conhecendo seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo está arruinado, e uma casa dividida contra si mesma cairá. 18Se, pois, também Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá ficar de pé o seu reino? Pois estais dizendo que é pelo poder de Belzebu que eu expulso os demônios… 19Ora, se eu expulso os demônios pelo poder de Belzebu, pelo poder de quem vossos filhos os expulsam? Por isso, eles é que serão vossos juízes. 20Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.21Quando um homem forte e bem armado guarda seu palácio, seus bens estão em segurança. 22Mas se surgir outro mais forte e o subjugar, toma-lhe as armas em que confiava e reparte seus despojos. 23Quem não está comigo está contra mim; e quem não ajunta comigo espalha. 24Quando o espírito imundo sai de uma pessoa, vagueia por lugares áridos, procurando descanso. Não o encontrando, diz: ‘Voltarei para minha casa donde saí’. 25E, ao voltar, encontra-a varrida e enfeitada. 26Vai então buscar outros sete espíritos, piores do que ele; e eles voltam e nela se instalam. E a última condição daquela pessoa fica pior que antes”.

Felicidade do discípulo.

27Quando assim falava, uma mulher levantou a voz do meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram!” 28Mas ele respondeu: “Felizes, antes, os que ouvem a palavra de Deus e a observam!”

O sinal de Jonas.

29Crescendo a multidão, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração perversa; está pedindo um sinal, mas não lhe será dado sinal, a não ser o de Jonas. 30Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será para esta geração.31No dia do juízo, a rainha do Sul vai levantar-se com os homens desta geração e os condenará; porque ela veio das extremidades da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está alguém maior que Salomão! 32No dia do juízo, os habitantes de Nínive vão levantar-se com esta geração e a condenarão, porque se converteram ouvindo a pregação de Jonas; e aqui está alguém maior que Jonas!”

Valor do testemunho.

33“Ao acender uma lâmpada, ninguém a coloca num lugar escondido ou sob uma vasilha; ao contrário, a lâmpada é posta no candeeiro, para verem a luz os que entram. 34A lâmpada do corpo é teu olho. Se teu olho for sadio, todo o teu corpo fica iluminado; mas se ele estiver doente, teu corpo também fica nas trevas. 35Cuidado, pois, para que a luz que há em ti não seja trevas! 36Se, pois, todo o teu corpo for luminoso, sem nenhuma parte de trevas, todo ele será luminoso, como quando a lâmpada te ilumina com seu esplendor”.

Pureza externa e interna.

37Enquanto falava, um fariseu o convidou para jantar em sua casa. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que ele não fizera as abluções antes da refeição.39Mas o Senhor lhe disse: “Vós, fariseus, limpais a parte externa do copo e do prato, mas por dentro estais cheios de roubo e de maldade! 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Dai, antes, em esmola o que tendes, e todas as coisas vos serão puras!

Hipocrisia dos fariseus.

42Mas ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças, mas deixais de lado a justiça e o amor a Deus! Era preciso fazer estas coisas, sem omitir aquelas. 43Ai de vós, fariseus, que gostais de ocupar os primeiros lugares nas sinagogas e as saudações nas praças públicas! 44Ai de vós, porque sois como sepulcros que não se notam e sobre os quais a gente pisa sem saber!” 45Um dos doutores da lei tomou então a palavra e lhe disse: “Mestre, falando assim, tu nos ofendes a nós também”. 46Respondeu Jesus: “Ai de vós também, doutores da lei, porque estais impondo às pessoas fardos impossíveis de carregar, ao passo que vós mesmos nem com um dos dedos os tocais! 47Ai de vós, porque construís túmulos para os profetas, que foram mortos por vossos pais! 48Assim sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais: eles os mataram e vós lhes edificais os sepulcros! 49Por isso, disse também a Sabedoria de Deus: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos: a uns matarão, a outros perseguirão’, 50para que a esta geração se peça conta do sangue de todos os profetas, que foi derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o santuário! Sim, eu vos digo, serão pedidas contas a esta geração! 52Ai de vós, doutores da lei, porque tirastes a chave da ciência: vós mesmos não entrastes e impedistes os que queriam entrar!”53Quando Jesus saiu, os escribas e fariseus começaram a persegui-lo duramente e a importuná-lo com inúmeras perguntas 54armando-lhe ciladas para surpreendê-lo em alguma palavra sua.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital