Antigo Testamento / Neemias

Intrigas dos inimigos.

Capítulo 6

1Quando Sanabalat, Tobias, Gosem, o árabe, e outros inimigos nossos souberam que eu havia reconstruído as muralhas e que não havia mais nenhuma brecha, embora nesta data eu não tinha ainda fixado os batentes nas portas, 2Sanabalat e Gosem enviaram-me esta mensagem: “Vem para um encontro em Cefirim, no vale de Ono”. Mas eles pensavam em fazer- -me mal. 3Enviei-lhes, pois, mensageiros com esta resposta: “Estou ocupado num grande trabalho e não posso descer: por que haveria de cessar a obra, quando eu a deixasse para ir até vós?” 4Quatro vezes mandaram-me o mesmo convite e dei-lhes a mesma resposta. 5Então Sanabalat mandou- -me dizer a mesma coisa pela quinta vez, por meio de seu servo, que tinha nas mãos uma carta aberta, 6na qual estava escrito: “Ouve-se dizer entre as nações, e Gasmu o confirma, que tu e os judeus pensais em rebelar-vos, e é por isso que estais reconstruindo as muralhas; que tu serias o rei deles 7e terias até mesmo constituído profetas para proclamarem a teu respeito em Jerusalém: ‘Há um rei em Judá!’ Agora esses boatos vão chegar aos ouvidos do rei: vem, pois, e entendamo-nos”. 8Mas mandei responder-lhe: “Não aconteceu isto que afirmas, mas tu o inventas em teu espírito”.9A verdade é que eles todos queriam amedrontar-nos, pensando: “Suas mãos desistirão do trabalho, que jamais será terminado”. No entanto, dava-se o contrário: eu fortalecia minhas mãos! 10Um dia fui à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Metabeel, que se havia encerrado lá dentro. Ele declarou:
“Reunamo-nos no templo de Deus,
no interior do santuário;
fechemos as portas do santuário,
porque virão para te matar,
sim, esta noite, virão te matar!”
11Mas eu respondi: “Um homem como eu há de fugir? E qual é o homem de minha condição que entraria no santuário para salvar sua vida? Não, não irei!” 12Reconheci que não era Deus que o tinha enviado, mas que ele pronunciara este oráculo contra mim porque Tobias e Sanabalat o haviam subornado. 13Fora subornado para amedrontar-me e levar-me a agir daquele modo e pecar, para criar- -me uma reputação má e expor-me à desonra.
14Lembrai-vos, meu Deus, de Tobias e de Sanabalat, pelo que cometeram; e também de Noadias, a profetisa, e dos outros profetas que quiseram intimidar-me.

Término das muralhas.

15As muralhas ficaram prontas no dia vinte e cinco de elul, em cinquenta e dois dias. 16Quando todos os nossos inimigos o souberam e todas as nações em torno de nós viram isto, sentiram-se fortemente humilhados e reconheceram que este trabalho fora realizado graças a nosso Deus. 17Por essa época os nobres de Judá mandavam muitas cartas a Tobias e as de Tobias lhes chegavam às mãos; 18pois ele tinha em Judá muitos aliados, sendo genro de Sequenias, filho de Area, e tendo seu filho Joanã desposado a filha de Mosolam, filho de Baraquias. 19Até mesmo em minha presença enalteciam suas boas ações e lhe transmitiam minhas palavras. Tobias mandava cartas para me intimidar.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital