Antigo Testamento / Levítico

Sacrifícios de reparação.

Capítulo 7

1Esta é a lei do sacrifício de reparação; é coisa santíssima.  2A vítima será imolada onde se imola o holocausto, e seu sangue será aspergido sobre o altar, ao redor.  3Dela se oferecerá toda a gordura: a cauda, a gordura que cobre as entranhas,  4os dois rins com a gordura que os cobre na região lombar e a massa gordurosa que se destacará do fígado e dos rins. 5O sacerdote queimará tudo isso sobre o altar em oferta queimada a Javé; é um sacrifício de reparação. 6Poderá comê-la todo varão dentre os sacerdotes. Será comida num lugar sagrado; é coisa santíssima. 7A lei será a mesma para o sacrifício pelo pecado e para o sacrifício de reparação. A vítima pertencerá ao sacerdote que com ela tiver feito o rito da expiação. 8Ao sacerdote que tiver oferecido o holocausto por alguém caberá o couro da vítima. 9Toda oblação cozida no forno, ou preparada em panela ou assadeira, pertencerá ao sacerdote que a ofereceu. 10Mas toda oblação amassada com azeite, ou seca, será de todos os filhos de Aarão indistintamente.

Sacrifícios de comunhão.

11Esta é a lei do sacrifício de comunhão que se oferecerá a Javé.   12Quem oferecer em ação de graças oferecerá com o sacrifício de ação de graças bolos ázimos amassados com azeite, bolachas sem fermento untadas com azeite e flor de farinha bem amassada em forma de tortas untadas com azeite. 13A esses bolos acrescentará como oferta pão fermentado, com seu sacrifício de comunhão em ação de graças.   14De cada uma dessas coisas apresentará uma porção a Javé como tributo; ela pertencerá ao sacerdote que aspergiu o sangue do sacrifício de comunhão.  15A carne da vítima de ação de graças será comida no mesmo dia em que for oferecida; não se deixará nada para o dia seguinte. 16Mas se a vítima é oferecida como promessa ou oferta espontânea, será comida no mesmo dia em que for oferecida, e o que sobrar poderá ser comido no dia seguinte;  17porém, o que ainda restar da carne do sacrifício no terceiro dia será queimado no fogo.  18Se alguém comer da carne do sacrifício de comunhão no terceiro dia, quem a ofereceu não será aceito, não lhe será atribuído o sacrifício; é uma abominação. E quem dela tiver comido, levará o peso de sua falta. 19A carne que tiver tocado alguma coisa impura, não se comerá; será jogada ao fogo. Quanto à carne do sacrifício, toda pessoa pura poderá comê-la.  20Mas quem estiver em estado de impureza e comer da carne de um sacrifício de comunhão oferecido a Javé será exterminado do meio de seu povo. 21Se alguém tocar uma imundície qualquer, de homem ou de animal, ou qualquer coisa imunda, e comer da carne do sacrifício de comunhão pertencente a Javé será exterminado do meio do seu povo”.

Partes da vítima que não devem ser comidas

22Javé falou a Moisés:  23“Dize aos israelitas: Não comereis gordura de boi, de ovelha ou de cabra. 24A gordura de animal morto naturalmente ou dilacerado por fera pode servir para qualquer uso, mas de maneira alguma a comereis. 25Porque todo aquele que comer gordura de animal oferecido a Javé em sacrifício consumido pelo fogo será exterminado do meio de seu povo.  26Nenhum sangue comereis, nem de quadrúpedes nem de aves, onde quer que habitardes.  27Toda pessoa que comer qualquer sangue será exterminada do meio de seu povo”.

Direitos dos sacerdotes nos sacrifícios de comunhão.

28Javé disse a Moisés:  29“Dize aos israelitas: Quem oferecer a Javé um sacrifício de comunhão trará uma parte de seu sacrifício de comunhão como oferta a Javé.  30Com suas próprias mãos apresentará as partes que devem ser queimadas a Javé; apresentará a gordura juntamente com o peito, para fazer com o peito o gesto de apresentação diante de Javé.  31O sacerdote queimará a gordura sobre o altar, e o peito será para Aarão e seus filhos.  32Como tributo de vossos sacrifícios de comunhão, dareis ao sacerdote a coxa direita;   33ela caberá àquele que dentre os filhos de Aarão tiver oferecido o sangue e a gordura do sacrifício de comunhão.  34Porque dos sacrifícios de comunhão dos israelitas eu tomo o peito do rito da apresentação e a coxa do tributo, e os dou ao sacerdote Aarão e a seus filhos, como lei eterna para os israelitas.  35Essa é a porção reservada a Aarão e a seus filhos, nas ofertas queimadas a Javé, no dia em que foram apresentados para servirem a Javé como sacerdotes.  36Foi isso que Javé mandou dar-lhes no dia em que os consagrou entre os israelitas: lei perpétua para todas as vossas gerações”. 37Esta é a lei do holocausto, da oblação, do sacrifício pelo pecado, do sacrifício de reparação, da consagração e do sacrifício de comunhão,  38que Javé ordenou a Moisés no monte Sinai, no dia em que mandou aos israelitas que apresentassem suas ofertas a Javé no deserto do Sinai.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital