Antigo Testamento / Levítico

Lâmpadas e pães da apresentação.

Capítulo 24

1Javé falou a Moisés:  2“Ordena aos israelitas que tragam azeite puro de olivas esmagadas para o candelabro, para manter as lâmpadas sempre acesas.  3Aarão deverá prepará-las, fora do véu do testemunho, na tenda da reunião, para que fiquem diante de Javé, desde a tarde até pela manhã, continuamente; é uma lei perpétua para vossos descendentes. 4Ele disporá as lâmpadas sobre o candelabro de ouro puro, para que estejam sempre diante de Javé.  5Tomarás flor de farinha e farás com ela doze pães, cada um de dois décimos de um efá,  6e os colocarás em duas fileiras, de seis pães cada uma, sobre a mesa de ouro puro, diante de Javé.  7Sobre cada fileira porás incenso puro, que será sobre o pão como um memorial, uma oferta queimada a Javé.  8Cada sábado ele disporá os pães diante de Javé, continuamente; serão fornecidos pelos israelitas como aliança perpétua. 9Pertencerão a Aarão e a seus filhos, que os comerão no lugar santo, porque serão coisa santíssima para ele entre as oferendas queimadas a Javé. É uma lei perpétua”.

Punição do blasfemador. Lei do talião.

10O filho de uma israelita e de um egípcio saiu entre os israelitas e teve uma briga no acampamento com um homem israelita.  11Ora, o filho da mulher israelita blasfemou o nome de Javé e o amaldiçoou. Levaram-no então a Moisés. A mãe dele se chamava Salomit, filha de Dabri, da tribo de Dã.  12Puseram-no sob custódia, até que lhes fosse indicada a vontade de Javé.  13Javé falou a Moisés:  14“Leva o blasfemador para fora do acampamento; os que o ouviram ponham as mãos sobre a cabeça dele, e toda a comunidade o apedrejará. 15Depois dirás aos israelitas: ‘Todo o homem que amaldiçoar seu Deus levará a pena de seu pecado;  16quem blasfemar o nome de Javé certamente morrerá; toda a comunidade o apedrejará; tanto o estrangeiro como o nativo, se blasfemar o nome de Javé, morrerá’.  17Quem tirar a vida a um ser humano certamente morrerá;  18e quem matar um animal o pagará: animal por animal.  19Se alguém ferir seu próximo, como ele fez assim lhe será feito:  20fratura por fratura, olho por olho, dente por dente; a lesão que tiver provocado lhe será feita também.  21Quem matar um animal o pagará; mas quem matar uma pessoa morrerá. 22Tereis uma mesma norma, tanto para o estrangeiro como para o nativo; porque eu sou Javé, vosso Deus”. 23Assim falou Moisés aos israelitas. Eles levaram o blasfemador para fora do acampamento e o apedrejaram. Os israelitas fizeram como Javé tinha ordenado a Moisés.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital