Antigo Testamento / Levítico

A santidade dos sacerdotes.

Capítulo 21

1Javé disse a Moisés: “Fala aos sacerdotes, filhos de Aarão, e dize-lhes: O sacerdote não se contamine por causa de um morto entre seu povo,  2exceto quando se tratar de parente próximo como sua mãe, seu pai, seu filho, sua filha, seu irmão,  3ou por uma irmã ainda virgem, que vive com ele e não se casou; por ela poderá contaminar-se. 4Sendo um chefe no meio de seu povo, não se contaminará, profanando-se a si mesmo.  5Os sacerdotes não usarão tonsura na cabeça nem raparão as extremidades da barba, nem farão incisões no corpo. 6Serão santos para seu Deus e não profanarão o nome de seu Deus, pois são eles que oferecem a Javé os sacrifícios consumidos pelo fogo, o pão de seu Deus; por isso serão santos.  7Não tomarão por esposa uma mulher prostituta, desonrada ou repudiada por seu marido, porque o sacerdote é santo para seu Deus,  8e como santo o considerarás, pois oferece o pão de teu Deus; será santo para ti, porque eu, Javé, que vos santifico, sou santo. 9Se a filha de um sacerdote se desonra, prostituindo-se, desonra seu pai; será entregue às chamas.

O sumo sacerdote.

10Mas aquele que é sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção, e que foi consagrado para vestir as vestes sagradas, não desgrenhará os cabelos, nem rasgará suas roupas,  11nem se aproximará de morto algum, nem mesmo por seu pai ou por sua mãe se contaminará. 12Não sairá do santuário nem profanará o santuário de seu Deus, porque leva sobre si a consagração do óleo de seu Deus. Eu sou Javé. 13Tomará por esposa uma mulher virgem.  14Não se casará com uma viúva, nem com uma repudiada, nem com uma desonrada pela prostituição, mas tomará por esposa uma virgem de seu povo.  15Desse modo não profanará sua descendência no meio de seu povo, porque eu sou Javé, que o santifico”.

Impedimentos.

16Javé disse ainda a Moisés:   17“Fala a Aarão e dize-lhe: Nenhum de teus descendentes, em suas diversas gerações, que tenha algum defeito corporal, se aproximará para oferecer o pão de seu Deus. 18Porque não se aproximará nenhum homem que tiver algum defeito: cego, coxo, mutilado, deformado,  19ou que tenha o pé ou a mão fraturados, 20ou seja corcunda, ou anão, ou que tenha doença nos olhos, sarna, eczema, ou seja eunuco. 21Nenhum homem da descendência do sacerdote Aarão, que seja portador de algum defeito, se aproximará para oferecer as oferendas queimadas a Javé; possui um defeito e por isso não se aproximará para oferecer o pão de seu Deus. 22Poderá comer do pão de seu Deus, das coisas santíssimas e das santas. 23Mas não ultrapassará o véu nem se aproximará do altar, porque tem defeito, para que não profane meus lugares santos, pois eu sou Javé, que os santifico”.  24Assim falou Moisés a Aarão, a seus filhos e a todos os israelitas.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital