Antigo Testamento / Juízes

Queixa e punição dos efraimitas.

Capítulo 12

1Os efraimitas se reuniram e passaram o Jordão em direção a Safon e disseram a Jefté: “Por que foste combater os amonitas sem nos convidar para ir contigo? Queimaremos tua casa, contigo dentro!” 2Jefté respondeu-lhes: “Eu e meu povo estávamos em sério conflito com os amonitas. Quando vos pedi auxílio, não viestes para me livrar de suas mãos. 3Vendo que não me ajudaríeis, arrisquei minha vida marchando contra os amonitas, e Javé os entregou em meu poder. Por que, então, vindes hoje combater-me?” 4Jefté convocou todos os homens de Galaad e lutou contra os efraimitas, e os homens de Galaad derrotaram os efraimitas, pois estes diziam: “Vós, galaaditas, sois fugitivos de Efraim, morando no meio de Efraim e de Manassés”. 5Os galaaditas se apoderaram das passagens do Jordão que conduzem a Efraim e, quando os efraimitas fugitivos diziam: “Deixai-me passar, os homens de Galaad lhe perguntavam: “És efraimita?” Se dissesse que não, 6eles lhe replicavam: “Fala, então, Chibolet”. Se falasse “Sibolet”, não conseguindo pronunciar corretamente, eles o agarravam e matavam num dos vaus do Jordão. Nessa ocasião morreram quarenta e dois mil efraimitas. 7Jefté foi juiz de Israel durante seis anos. Depois, Jefté, o galaadita, morreu e foi sepultado em sua cidade em Galaad.

 

Os juízes Abesã, Elon e Abdon.

8Depois dele, Abesã, de Belém, governou Israel.  9Teve trinta filhos e trinta filhas; deu as filhas em casamento a gente de fora e mandou vir de fora trinta noivas para seus filhos. Governou Israel durante sete anos. 10Morreu e foi sepultado em Belém. 11Depois dele governou* Israel Elon, da tribo de Zabulon, o qual foi juiz de Israel durante dez anos. 12Depois, Elon, o zabulonita, morreu e foi sepultado em Aialon, na terra de Zabulon. 13Depois dele regeu Israel Abdon, filho de Hilel, da cidade de Faraton. 14Teve quarenta filhos e trinta netos, que montavam setenta jumentos. Julgou Israel durante oito anos. 15Depois, Abdon, filho de Hilel, o faratonita, morreu e foi sepultado em Faraton, na terra de Efraim, na montanha de Amalec.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital