Antigo Testamento / Josué

Simeão.

Capítulo 19

1No segundo sorteio foi sorteado Simeão, isto é, a tribo dos filhos de Simeão, segundo suas famílias, e sua herança foi no meio da herança dos filhos de Judá. 2Em sua herança tiveram: Bersabeia, Saba, Molada, 3Haser-Sual, Bela, Asem, 4Eltolad, Betul, Horma, 5Siceleg, Bet-Marcabot, Haser-Susa, 6Bet-Lebaot e Saroen: treze cidades com suas aldeias; 7Ain, Remon, Atar, Asa: quatro cidades com suas aldeias, 8e todas as aldeias ao redor dessas cidades até Baalat-Beer e Ramá do Negueb. Esta foi a parte da tribo dos filhos de Simeão, segundo suas famílias. 9A herança dos filhos de Simeão foi tomada da porção dos filhos de Judá, porque a porção dos filhos de Judá era grande demais para eles. Assim, os filhos de Simeão tiveram sua herança no meio da herança de Judá.

 

Zabulon.

10No terceiro sorteio foram sorteados os filhos de Zabulon, segundo suas famílias. A fronteira de sua possessão se estendia até Sarid; 11daí subia a oeste até Merala, tocava Debaset e chegava à torrente que está diante de Jecnaam. 12De Sarid a fronteira dobrava para o oriente, onde nasce o sol, até o limite de Ceselet-Tabor, continuava para Daberet e subia a Jáfia. 13De lá passava em direção do oriente, para o levante, a Gat-Héfer e Etacasim, continuava para Remon, virando para Noa. 14Depois a fronteira dobrava ao norte para Hanaton e terminava no vale de Jectael; 15com Catet, Naalol, Semeron, Jerala e Belém: doze cidades e suas aldeias. 16Esta foi a parte dos filhos de Zabulon, segundo suas famílias: essas cidades e suas aldeias.

Issacar

17No quarto sorteio foi sorteado Issacar, os filhos de Issacar, segundo suas famílias. 18Seu território compreendia Jezrael, Casalot, Suném, 19Hafaraim, Seon, Anaarat, 20Rabit, Cesion, Abes, 21Ramet, En-Ganim, En-Hada e Bet-Fases. 22A fronteira alcançava o Tabor, Seesima e Bet-Sames, e terminava no Jordão: dezesseis cidades com suas aldeias. 23Foi esta a parte da tribo dos filhos de Issacar, segundo suas famílias: essas cidades com suas aldeias.

Aser.

24No quinto sorteio foi sorteada a tribo dos filhos de Aser, segundo suas famílias. 25Seu território incluía Halcat, Cali, Beten, Acsaf,  26Elmelec, Amaad e Messal; pelo lado ocidental chegava até o Carmelo e Sior-Labanat. 27Depois dobrava do lado do sol nascente para Bet-Dagon, chegava a Zabulon e ao vale de Jeftael, ao norte de Bet-Emec e de Neiel, e se prolongava à esquerda para Cabul, 28Abdon, Roob, Hamon e Caná até Sidônia, a grande. 29Depois, a fronteira dobrava em direção a Ramá até a cidade fortificada de Tiro. De lá virava para Hosa e terminava no mar, na região de Aczib. 30Incluía também Aco, Afec e Roob: vinte e duas cidades e suas aldeias. 31Foi esta a parte da tribo dos filhos de Aser, segundo suas famílias: essas cidades e suas aldeias.

Neftali.

32No sexto sorteio foi sorteado Neftali, os filhos de Neftali, segundo suas famílias. 33Sua fronteira se estendia desde Helef e o carvalho de Saananim, com Adami-Neceb e Jebnael, até Lecum, e terminava no Jordão. 34Depois a fronteira dobrava ao ocidente para Aznot-Tabor; daqui passava a Hucoca, limitava com Zabulon ao sul, ao ocidente com Aser, e ao oriente com Judá do Jordão. 35As cidades fortificadas eram: Assedim, Ser, Emat, Recat, Genesaré, 36Edema, Rama, Hasor, 37Cedes, Edrai, En-Hasor, 38Jeron, Magdalel, Horém, Bet-Anat e Bet-Sames: dezenove cidades e suas aldeias. 39Foi esta a parte da tribo dos filhos de Neftali, segundo suas famílias: essas cidades e suas aldeias.

Dã.

40No sétimo sorteio foi sorteada a tribo dos filhos de Dã, segundo suas famílias. 41O território de sua possessão compreendia: Saraá, Estaol, Ir-Sames, 42Salebim, Aialon, Itla, 43Elon, Tamna, Acaron, 44Eltece, Gebeton, Baalat, 45Jeud, Benê-Barac e Gat-Remon; 46e Me-Jarcon, Racon, com o território defronte de Jope. 47Mas a parte dos filhos de Dã era muito pequena para eles. Por isso subiram e atacaram Lesem. Depois de tomá-la, passaram-na a fio de espada, tomaram posse dela e aí se estabeleceram. E a Lesem deram o nome de Dã, conforme o nome de Dã, seu pai. 48Foi esta a parte da tribo dos filhos de Dã, segundo suas famílias: essas cidades e suas aldeias.

A parte de Josué.

49Quando acabaram de repartir a terra segundo suas fronteiras, os israelitas deram a Josué, filho de Nun, uma possessão no meio deles. 50Segundo a ordem de Javé, deram-lhe a cidade que ele pedira, Tamnat-Serah, na montanha de Efraim; ele reconstruiu a cidade e nela se estabeleceu. 51São estas as heranças que o sacerdote Eleazar, Josué, filho de Nun, e os chefes de família das tribos dos israelitas distribuíram por sorteio em Silo, na presença de Javé, na entrada da tenda da reunião. Assim terminaram a partilha da terra.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital