Antigo Testamento / Josué

Tribo de Judá.

Capítulo 15

1O território que coube por sorte à tribo dos filhos de Judá, segundo suas famílias, estendia-se até a fronteira de Edom, tendo o deserto de Sin, ao sul, como extremidade meridional. 2Ao sul sua fronteira partia da extremidade do mar Salgado, da ponta voltada para o sul, 3e se prolongava ao sul da subida de Acrabim, passava por Sin e subia ao sul de Cades Barne; passava por Hesron, subia até Adar, dobrava em direção a Carca;  4passava por Asemona, continuava até a torrente do Egito para terminar no mar. “Esta será vossa fronteira meridional”, disse Josué.  5A fronteira oriental era o mar Salgado até a foz do Jordão. A fronteira setentrional, partindo do braço de mar onde desemboca o Jordão, 6subia a Bet-Hogla, passava ao norte de Bet-Arabá, subia até a Pedra de Boen, filho de Rúben;  7partindo do vale de Acor, subia a Dabir e dobrava ao norte para Guilgal, diante da subida de Adomim, ao sul da torrente; depois a fronteira passava pelas águas de En-Sames e terminava em En-Roguel; 8daí a fronteira subia pelo vale de Ben-Enom, na encosta meridional dos jebuseus, que é Jerusalém; depois subia até o alto do monte que está diante do vale de Enom, ao ocidente, e à extremidade da planície dos refaim, ao norte. 9Do alto do monte, a fronteira dobrava em direção da fonte das águas de Neftoa, continuava para as cidades do monte Efron e se voltava para Baala, que é Cariat-Iarim. 10De Baala, a fronteira dobrava para o ocidente em direção à montanha de Seir, passava pela encosta setentrional do monte Jearim, que é Queslon, descia a Bet-Sames e atravessava Tamna. 11De lá, a fronteira continuava para o lado setentrional de Acaron, dobrava para Secron, atravessava o monte Baala e chegava a Jebneel, para terminar no mar. 12O limite ocidental era a praia do mar Grande. Estas eram as fronteiras ao redor dos filhos de Judá, segundo suas famílias.

 

A parte de Caleb e de Otoniel.

13Como Javé lhe havia mandado, Josué deu a Caleb, filho de Jefoné, uma porção no meio dos filhos de Judá: a Cidade de Arbe, pai de Enac, isto é, Hebron. 14Caleb expulsou dela os três filhos de Enac: Sesai, Aimã e Tolmai, descendentes de Enac. 15Dali subiu contra os habitantes de Dabir, que antes se chamava Cariat-Séfer. 16Caleb disse: “A quem atacar e tomar Cariat-Séfer darei minha filha Acsa por esposa”. 17Quem tomou a cidade foi Otoniel, filho de Cenez, irmão de Caleb, e este lhe deu sua filha Acsa por esposa. 18Ora, enquanto era levada para a casa de Otoniel, ela o incentivou a pedir ao pai um terreno. Ela apeou do jumento, e Caleb perguntou-lhe: “Que queres?” 19Respondeu ela: “Dá-me um presente: visto que me deste terra no Negueb, dá-me também fontes de água”. Caleb deu-lhe as nascentes de cima e as de baixo.

Cidades de Judá.

20Esta foi a herança da tribo dos filhos de Judá, segundo suas famílias: 21As cidades situadas na extremidade da tribo dos filhos de Judá, até a fronteira de Edom, no Negueb, eram: Cabseel, Eder, Jagur, 22Cina, Dimona, Adeada, 23Cades, Hasot-Jetnã, 24Zif, Telem, Balot, 25Hasor-Adata, Cariot-Hesron – que é Hasor –, 26Amam, Sama, Molada, 27Haser-Gada, Hasemon, Bet-Félet, 28Hasor-Sual, Bersabeia e seus arredores; 29Baala, Jim, Esem, 30Eltolad, Cesil, Horma, 31Siceleg, Madmana, Sensena, 32Lebaot, Selim, Ain e Remon; ao todo vinte e nove cidades com suas aldeias. 33Na planície: Estaol, Saraá, Asena, 34Zanoe, Aen-Ganim, Tafua, Enaim, 35Jarmut, Odolam, Soco, Azeca, 36Saraim, Aditaim, Gedera e Gederotaim: quatorze cidades com suas aldeias. 37Sanã, Hadasa, Magdol-Gad, 38Deleã, Masfa, Jecetel, 39Laquis, Bascat, Eglon, 40Quebon, Leemas, Cetlis, 41Gederot, Bet-Dagon, Naama e Maceda: dezesseis cidades com suas aldeias.42Lebna, Éter, Asa, 43Jefta, Esna, Nesib, 44Ceila, Aczib e Maresa: nove cidades com suas aldeias. 45Acaron com suas vilas e aldeias, 46e, a partir de Acaron até o mar, todas as que estão junto de Azoto com suas aldeias. 47Azoto com suas vilas e aldeias até a torrente do Egito e as costas do mar Grande. 48Na montanha: Saamir, Jeter, Soco, 49Dana, Cariat-Sana, hoje Dabir, 50Anab, Estemo, Anim, 51Gósen, Holon e Gilo: onze cidades com suas aldeias. 52Arab, Duma, Esaã, 53Janum, Bet-Tafua, Afeca, 54Hamata, Cariat-Arbe, hoje Hebron, e Sior: nove cidades com suas aldeias. 55Maon, Carmel, Zif, Jota, 56Jezrael, Jucadam, Zanoe, 57Acain, Gabaá e
Tamna: dez cidades com suas aldeias.
58Halul, Bet-Sur, Gedor, 59Maret, Bet-Anot e Eltecon: seis cidades com suas aldeias.
Técua, Éfrata, hoje Belém, Fegor, Etam, Culon, Tatam, Sores, Carem, Galim, Beter e Maanat: onze cidades com suas aldeias.
60Cariat-Baal – que é Cariat-Iarim – e Areba: duas cidades com suas aldeias. 61No deserto: Bet-Arabá, Medin, Sacaca, 62Nebsã, a Cidade do Sal e Engadi: seis cidades com suas aldeias. 63Mas os filhos de Judá não conseguiram expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; por isso os jebuseus moram ainda hoje em Jerusalém, junto com os filhos de Judá.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital