Antigo Testamento / Jonas

Desobediência de Jonas.

Capítulo 1

1Esta palavra de Javé foi dirigida a Jonas, filho de Amitai: 2“Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e ali proclama que sua maldade subiu até mim”. 3Jonas, porém, pôs-se a caminho para fugir para Társis, longe da presença de Javé. Desceu a Jope, onde encontrou um navio que ia para Társis. Pagou o preço da viagem e embarcou com eles para Társis, longe da presença de Javé. 4Mas Javé desencadeou sobre o mar um forte vento, e sobreveio ao mar uma tempestade tão grande que o navio estava a ponto de se despedaçar. 5Os marinheiros, amedrontados, invocaram cada qual seu próprio deus e lançaram ao mar a carga do navio para diminuir seu peso. Entretanto, Jonas descera ao porão do navio e, deitado, dormia profundamente. 6Chegou perto dele o comandante e lhe disse: “Que fazes aqui? dormes? Levanta-te, invoca teu Deus! Talvez Deus pensará em nós, e não morreremos”. 7Depois disseram entre si: “Vamos tirar a sorte para saber por culpa de quem nos aconteceu esta calamidade”. Tiraram a sorte, e a sorte caiu sobre Jonas.

Jonas lançado ao mar.

8Pergun­ta­ram-lhe: “Explica-nos por que nos sobreveio esta calamidade. Qual é tua profissão? Donde vens? Qual é teu país? A que povo pertences?” 9Ele respondeu: “Sou hebreu e venero Javé, Deus do céu, que fez o mar e a terra”. 10Aqueles homens foram tomados de grande temor e lhe perguntaram: “Que fizeste?” Ficaram sabendo então que ele estava fugindo para longe da presença de Javé, porque lhes havia contado. 11Disseram-lhe: “Que devemos fazer-te para que se acalme o mar para nós?” Pois, o mar se enfurecia sempre mais. 12Ele lhes disse: “Tomai-me e lançai-me ao mar, e se acalmará o mar para vós, porque sei que esta grande tempestade vos sobreveio por minha causa”. 13Os homens remavam com força para chegar à praia, mas não conseguiam, porque o mar se tornava sempre mais tempestuoso e ameaçador. 14Então clamaram a Javé e disseram: “Javé, não deixeis que pereçamos por causa da vida deste homem e não nos torneis culpados de sangue inocente, porque vós, Javé, fizestes conforme vossa vontade”. 15Tomaram Jonas e o lançaram ao mar, e o mar aplacou sua fúria. 16Os homens foram tomados de grande temor de Javé, ofereceram um sacrifício a Javé e fizeram votos.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital