Antigo Testamento / II Samuel

Recenseamento e castigo.

Capítulo 24

1A ira de Javé acendeu-se de novo contra os israelitas e instigou Davi contra eles, dizendo-lhe: “Vai e faze um recenseamento de Israel e de Judá”. 2Disse o rei a Joab, chefe do exército, que estava com ele: “Percorre todas as tribos de Israel, de Dã a Bersabeia, e faze o recenseamento da população, para que eu saiba seu número” 3Mas Joab respondeu ao rei: “Que Javé, teu Deus, multiplique o povo cem vezes mais do que agora e faça com que os olhos do rei, meu senhor, possam vê-lo; mas por que o rei, meu senhor, deseja isto?” 4Contudo, a ordem do rei prevaleceu contra Joab e contra os chefes do exército. Saiu, pois, Joab com os chefes do exército da presença do rei, para fazer o recenseamento do povo de Israel.5Passaram o Jordão e acamparam em Aroer, à direita da cidade situada no meio do vale, e chegaram a Gad e Jazer. 6Daí foram a Galaad e seguiram até Cades, na terra dos heteus; passaram por Dã-Jaã e dobraram para Sidônia. 7Foram à fortaleza de Tiro e a todas as cidades dos heveus e dos cananeus, e saíram para Bersabeia, no Negueb de Judá.8Percorreram, pois, todo o país e voltaram para Jerusalém ao cabo de nove meses e vinte dias. 9Joab entregou ao rei o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil guerreiros que manejavam a espada e em Judá quinhentos mil guerreiros.10Depois de ter recenseado o povo, Davi sentiu remorsos e disse a Javé: “Pequei gravemente fazendo isto; mas agora, Javé, perdoai, vos peço, a culpa de vosso servo, porque agi com grande insensatez”. 11De manhã, quando Davi se levantava, a palavra de Javé foi dirigida ao profeta Gad, vidente de Davi, nestes termos: 12“Vai dizer a Davi: Assim fala Javé: ‘Eu te proponho três coisas; escolhe uma delas para que eu a faça’”. 13Gad compareceu diante de Davi e lhe transmitiu esta mensagem: “Queres que sobrevenham três anos de fome a teu país, ou que tu fujas durante três meses diante de teu inimigo que te perseguirá, ou que haja três dias de epidemia em teu país? Agora reflete e vê que resposta devo levar a quem me enviou”. 14Davi respondeu a Gad: “Estou muito angustiado. É melhor cair nas mãos de Javé, porque é grande sua misericórdia, do que cair nas mãos dos homens”. 15E Javé mandou sobre Israel uma epidemia, desde aquela manhã até a tempo fixado, e de Dã a Bersabeia morreram setenta mil homens do povo.

O altar sobre a eira de Areúna.

16O anjo estendeu a mão sobre Jerusalém para exterminá-la, mas Javé se arrependeu daquele mal e disse ao anjo que semeava a destruição entre o povo: “Basta! Detém agora tua mão!” O anjo de Javé estava junto da eira de Areúna, o jebuseu. 17E Davi, vendo o anjo flagelar o povo, disse a Javé: “Fui eu que pequei, fui eu que fiz o mal; mas estas ovelhas, que fizeram? Que vossa mão se volte contra mim e contra minha família!” 18Naquele dia Gad apresentou-se a Davi e lhe disse: “Sobe, ergue a Javé um altar na eira de Areúna, o jebuseu”.19Davi subiu conforme a palavra de Gad, como Javé lhe havia ordenado. 20Areúna olhou e viu que vinham a ele o rei e seus servos; saiu e se prostrou diante do rei com o rosto em terra.21Areúna disse: “Por que vem o rei, meu senhor, a seu servo?” Respondeu Davi: “Para comprar de ti esta eira, a fim de construir um altar a Javé; assim se afastará do povo a epidemia”. 22Disse então Areúna a Davi: “Que o rei, meu senhor, a tome e ofereça o que bem lhe parecer. Eis aqui os bois para o holocausto, a grade e os jugos dos bois para a lenha.23Tudo isto, ó rei, Areúna entrega ao rei”. Disse também Areúna ao rei: “Javé, teu Deus, te seja propício”. 24O rei lhe respondeu: “De modo algum! Eu comprarei tudo por seu preço, pois não vou oferecer a Javé, meu Deus, holocaustos que não me custem nada”. Davi comprou a eira e os bois por cinquenta siclos de prata. 25Edificou ali um altar a Javé e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Então Javé teve piedade do país, e a epidemia foi afastada de Israel.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital