Antigo Testamento / II Reis

Manassés, rei de Judá.

Capítulo 21

1Manassés tinha doze anos quando começou a reinar e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Hafsiba. 2Ele fez o que é mau aos olhos de Javé, imitando as abominações das nações que Javé havia expulsado de diante dos israelitas. 3Reconstruiu os lugares altos que Ezequias, seu pai, havia destruído, ergueu altares a Baal, fabricou um tronco idolátrico, como havia feito Acab, rei de Israel, e prostrou-se diante de todo o exército do céu e lhe prestou culto. 4Construiu altares no templo de Javé, do qual Javé dissera: “É em Jerusalém que colocarei meu nome”. 5Edificou altares para todo o exército do céu nos dois pátios do templo de Javé. 6Fez passar seu filho pelo fogo. Praticou a magia e a adivinhação, estabeleceu necromantes e feiticeiros. Multiplicou as ações que Javé considera más, provocando assim sua ira. 7Colocou o ídolo de Aserá, que mandara esculpir, no templo do qual Javé dissera a Davi e a seu filho Salomão: “Neste templo e em Jerusalém, cidade que escolhi entre todas as tribos de Israel, colocarei meu nome para sempre. 8Não mais farei com que os pés dos israelitas vagueiem longe da terra que dei a seus pais, contanto que se dediquem a praticar tudo quanto lhes ordenei, segundo toda a lei que meu servo Moisés lhes prescreveu”. 9Mas eles não obedeceram. Manassés os corrompeu, a tal ponto que fizeram mais mal que as nações que Javé havia exterminado diante dos israelitas.10Então Javé falou por intermédio de seus servos, os profetas: 11“Já que Manassés, rei de Judá, cometeu essas abominações, procedendo ainda pior que tudo o que tinham feito antes dele os amorreus, e fez pecar também Judá com seus ídolos, 12assim fala Javé, Deus de Israel: Eis que faço cair sobre Jerusalém e sobre Judá uma desgraça tal que fará retinir os dois ouvidos de todos os que dela ouvirem falar. 13Passarei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acab; limparei Jerusalém como se limpa um prato, que se vira para baixo depois de haver sido limpado. 14Abandonarei os restos de minha herança, entregá-los-ei nas mãos de seus inimigos, e eles servirão de presa e de espólio a todos os seus inimigos, 15porque fizeram o que é mau a meus olhos e provocaram minha ira, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até hoje”. 16Manassés derramou também o sangue inocente em quantidade tão grande que inundou Jerusalém de um lado a outro, sem falar nos pecados que fez Judá cometer, procedendo mal aos olhos de Javé. 17O resto da história de Manassés, tudo o que fez, os pecados que cometeu, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Judá? 18Manassés adormeceu com seus pais e foi sepultado no jardim de seu palácio, o jardim de Oza. Seu filho Amon reinou em seu lugar.

Amon, rei de Judá.

19Amon tinha vinte e dois anos quando começou a reinar e reinou dois anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Mesalemet; era filha de Harus e natural de Jeteba. 20Ele fez o que é mau aos olhos de Javé, como havia feito seu pai Manassés. 21Seguiu em tudo a conduta de seu pai, prestou culto aos ídolos que ele havia servido e prostrou-se diante deles. 22Abandonou Javé, Deus de seus pais, e não seguiu o caminho de Javé. 23Os servos de Amon conspiraram contra ele e mataram o rei em seu palácio 24Mas o povo da terra matou todos os que haviam conspirado contra o rei Amon e proclamou rei em seu lugar seu filho Josias. 25O resto da história de Amon, o que ele fez, não está escrito no livro dos Anais dos reis de Judá? 26Sepultaram-no em seu túmulo, no jardim de Oza, e seu filho Josias reinou em seu lugar.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital