Antigo Testamento / II Crônicas

Convocação para a Páscoa.

Capítulo 30

1Ezequias enviou mensageiros para todo o Israel e Judá; escreveu também cartas a Efraim e Manassés para convidá-los a vir ao templo de Javé, em Jerusalém, para celebrar a Páscoa em honra de Javé, Deus de Israel. 2O rei, seus oficiais e toda a assembleia de Jerusalém resolveram celebrá-la no segundo mês, 3já que não puderam celebrá-la 4Isto pareceu justo aos olhos do rei e de toda a assembleia. 5Decidiu-se publicar em todo o Israel, de Bersabeia a Dã, um apelo para que viessem celebrar em Jerusalém uma Páscoa para Javé, Deus de Israel; de fato, muitos não tinham observado as normas prescritas. 6Partiram então os mensageiros, com as cartas escritas pelo rei e seus oficiais, e foram por todo o Israel e Judá. Deviam dizer, segundo a ordem do rei: “Israelitas, voltai a Javé, o Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, e ele voltará para vós, que sobrevivestes depois de ter escapado das mãos dos reis da Assíria. 7Não sejais como vossos pais e vossos irmãos que pecaram contra Javé, o Deus de seus pais, e foram por ele entregues à ruína, como vedes. 8Não endureçais vossa cerviz como o fizeram vossos pais. Submetei-vos a Javé, vinde a seu santuário que ele consagrou para sempre, servi a Javé, vosso Deus, para que se afaste de vós sua ardente ira. 9Porque, se voltardes para Javé, vossos irmãos e vossos filhos encontrarão misericórdia diante dos que os deportaram e poderão regressar a esta terra, pois Javé, vosso Deus, é clemente e misericordioso. Se voltardes para ele, não afastará de vós sua face”. 10Os mensageiros foram e percorreram, de cidade em cidade, o país de Efraim e de Manassés, e também o de Zabulon, mas o povo zombava deles e os escarnecia. 11No entanto, alguns homens de Aser, de Manassés e de Zabulon se humilharam e vieram a Jerusalém. 12Também em Judá a mão de Deus agiu para fazê-los executar unanimemente as prescrições do rei e dos oficiais, conforme a palavra de Javé. 13Uma grande multidão reuniu-se em Jerusalém para celebrar no segundo mês a festa dos Ázimos; foi uma assembleia extremamente numerosa.14Puseram-se a destruir os altares que estavam em Jerusalém e todos os altares de incenso, e os jogaram na torrente do Cedron.

A Páscoa e os Ázimos.

15Imolaram a Páscoa no dia catorze do segundo mês. Cheios de confusão, os sacerdotes e os levitas santificaram-se e levaram holocaustos ao templo de Javé. 16Depois puseram-se em seus postos, conforme as normas a eles impostas pela lei de Moisés, homem de Deus. Os sacerdotes derramavam o sangue que recebiam das mãos dos levitas, 17pois na assembleia havia muitos que não se tinham santificado. Por isso os levitas estavam encarregados de imolar as vítimas pascais em lugar dos que não tinham a pureza exigida para consagrá-las a Javé. 18Na verdade, grande parte do povo, muitos de Efraim, de Manassés, de Issacar e de Zabulon, não se tinham purificado: comeram a Páscoa sem obedecer ao que é prescrito. Mas Ezequias orou por eles, dizendo: “Que Javé, em sua bondade, perdoe 19a todos os que aplicaram seu coração em buscar a Deus, a Javé, o Deus de seus pais, mesmo se não têm a pureza exigida para as coisas santas”. 20Javé ouviu Ezequias e conservou o povo são e salvo. 21Assim os israelitas que se achavam em Jerusalém celebraram durante sete dias e com grande alegria a festa dos Ázimos, enquanto os levitas e os sacerdotes louvavam cada dia a Javé, cantando a Javé com instrumentos sonoros. 22Ezequias dirigiu palavras de encorajamento a todos os levitas que mostravam grande conhecimento das coisas de Javé; durante sete dias tomaram parte no festim da solenidade, celebrando os sacrifícios de comunhão e louvando a Javé, o Deus de seus pais. 23Depois toda a assembleia resolveu celebrar mais sete dias de festa e festejaram outros sete dias com alegria. 24Pois Ezequias, rei de Judá, ofereceu à assembleia mil touros e sete mil ovelhas, e os oficiais deram à assembleia mil touros e dez mil ovelhas. Os sacerdotes se santificaram em grande número. 25Toda a assembleia dos filhos de Judá se alegrou, como também os sacerdotes, os levitas e toda a assembleia vinda de Israel, os refugiados vindos da terra de Israel e também os que moravam em Judá. 26Reinou imenso júbilo em Jerusalém, pois desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, nada de semelhante se havia realizado em Jerusalém.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital