Antigo Testamento / II Crônicas

Reinado de Roboão.

Capítulo 11

1Quando Roboão chegou a Jerusalém, convocou a casa de Judá e a de Benjamim, em número de cento e oitenta mil guerreiros escolhidos, para combater Israel e reconquistar o reino para Roboão. 2Mas foi dirigida a Semeías, homem de Deus, esta palavra de Javé: 3“Dize a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel que está em Judá e em Benjamim: 4Assim fala Javé: Não subais para combater vossos irmãos; que cada um volte para sua casa, porque o que aconteceu foi por minha vontade”. Eles deram ouvidos às palavras de Javé, regressaram e não marcharam contra Jeroboão. 5Roboão ficou morando em Jerusalém e, para defesa, fortificou cidades em Judá. 6Reconstruiu Belém, Etam e Técua, 7Betsur, Soco, Odolam, 8Gat, Maresa, Zif, 9Aduram, Laquis, Azeca, 10Saraá, Aialon, Hebron; eram cidades fortificadas situadas em Judá e em Benjamim. 11Reforçou essas fortalezas e colocou nelas comandantes, bem como depósitos de víveres, de azeite e de vinho. 12Em cada uma dessas cidades pôs escudos e lanças e tornou-as extremamente fortes. Judá e Benjamim permaneceram-lhe fiéis.

O cisma religioso.

13Os sacerdotes e os levitas que se achavam em todo o Israel deixaram seu território e passaram para o lado dele. 14Os levitas, com efeito, abandonaram suas pastagens e suas propriedades e vieram morar em Judá e em Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os excluíram do sacerdócio de Javé. 15 Jeroboão estabelecera seus próprios sacerdotes para os lugares altos e para os demônios e os bezerros que tinha fabricado. 16Além deles, também de todas as tribos de Israel os que buscavam de coração a Javé, Deus de Israel, foram a Jerusalém a fim de oferecer sacrifícios a Javé, Deus de seus pais. 17Assim fortaleceram o reino de Judá e durante três anos apoiaram Roboão, filho de Salomão, porque por três anos ele seguiu o caminho de Davi e de Salomão.

A família de Roboão.

18Roboão tomou por esposa Maalat, filha de Jerimot, filho de Davi e de Abigail, filha de Eliab, filho de Jessé. 19Ela lhe deu à luz os filhos Jeús, Somorias, Zoom. 20Depois dela, tomou por esposa Maaca, filha de Absalão, que lhe gerou Abias, Etai, Ziza e Solomit. 21Roboão amou Maaca, filha de Absalão, mais que todas as outras mulheres e concubinas. Com efeito, ele teve dezoito mulheres e sessenta concubinas, e gerou vinte e oito filhos e sessenta filhas 22Roboão fez de Abias, filho de Maaca, o chefe da família, príncipe entre seus irmãos, porque pensava fazê-lo rei. 23Roboão foi prudente e distribuiu alguns de seus filhos em todas as regiões de Judá e de Benjamim e em todas as cidades fortificadas; forneceu-lhes víveres em abundância e procurou para eles muitas mulheres.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital