Novo Testamento / II Coríntios

Saudação e ação de graças.

Capítulo 1

1Paulo, apóstolo do Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à Igreja de Deus que está em Corinto, bem como a todos os santos que estão na Acaia inteira; 2graça a vós, e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo!

Sofrimentos e consolações do apóstolo.

3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai misericordioso e Deus de toda a consolação, 4que nos consola em toda a nossa aflição, a fim de podermos também nós consolar os que se acham em qualquer aflição com a consolação com que somos consolados por Deus! 5Com efeito, assim como os sofrimentos de Cristo são muitos em nós, assim também, por meio de Cristo, é grande nossa consolação. 6Quando somos afligidos, é para vossa consolação e salvação; quando somos consolados, é para vossa consolação, que vos concede suportar com constância os mesmos sofrimentos que nós enfrentamos.  7E nossa esperança a vosso respeito é firme: sabemos que, participando dos sofrimentos, participareis também da consolação.
8Pois não queremos que ignoreis, irmãos, como a tribulação que nos sobreveio na Ásia nos maltratou extremamente, além de nossas forças, a ponto de sentirmos tédio da vida. 9Recebemos em nós mesmos a sentença de morte, a fim de aprendermos a não pôr nossa confiança em nós mesmos, mas em Deus que ressuscita os mortos. 10É ele que nos libertou daquela morte e nos libertará, pela esperança que nele colocamos, de que nos tirará ainda dela,
11graças a vossa colaboração rezando por nós, a fim de que este benefício, que muitas pessoas nos alcançaram, seja para muitos um motivo de ação de graças por nós.

Por que Paulo adiou sua visita.

12Nossa glória é o testemunho de nossa consciência de que nos comportamos no mundo, e mais particularmente para convosco, com a santidade e a sinceridade que vêm de Deus, não com uma sabedoria humana, mas com a graça de Deus. 13Com efeito, nada há em nossas cartas, a não ser o que vós ledes e compreendeis. E espero que compreendereis até o fim,14como já nos compreendestes em parte, que nós somos vosso orgulho, como vós sereis o nosso, no dia de nosso Senhor Jesus.

Paulo mostra sua lealdade.

15Nessa convicção eu tinha decidido ir até vós, para receberdes uma segunda graça; 16e passar de vós para a Macedônia e da Macedônia voltar a vós, e vós me encaminharíeis para a Judeia. 17Fazendo esse projeto, eu teria dado prova de leviandade? Ou será que meus projetos nascem de intenções humanas,† de sorte que haja em mim o “sim, sim” e o “não, não”? 18Deus é testemunha de que nossa palavra para vós não é “sim” e “não”. 19Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que eu, Silvano e Timóteo anunciamos entre vós, não foi “sim” e “não”, mas nele se encontrou sempre o “sim”.
20De fato, todas as promessas de Deus têm nele seu “sim”. Por isso é também por meio dele que nós dizemos nosso “Amém” a Deus para sua glória. 21E é Deus mesmo que nos confirma, junto convosco, em Cristo, e foi ele que nos deu a unção, 22nos marcou com seu selo e depositou em nossos corações o penhor do Espírito.
23Tomo a Deus por testemunha sobre minha vida: foi para poupar-vos que não voltei mais a Corinto. 24Não queremos ser senhores de vossa fé; queremos é contribuir para vossa alegria, porque na fé já estais firmes.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital