Novo Testamento / I São Pedro

A santidade no casamento.

Capítulo 3

1Da mesma forma, vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, a fim de que, mesmo se alguns recusam crer na Palavra, sejam, mesmo sem a Palavra, conquistados pelo comportamento da esposa 2considerando vossa conduta casta e respeitosa. 3Que vosso ornamento não seja aquele exterior – cabelos trançados, joias de ouro ou roupas elegantes –, 4mas adornai o interior de vosso coração com uma alma incorruptível, cheia de mansidão e de paz: eis o que é precioso aos olhos de Deus. 5Assim é que antigamente se ornavam as santas mulheres que esperavam em Deus; submissas a seus maridos 6como Sara que obedecia a Abraão, chamando-o de senhor. Dela vos tornais filhas se fazeis o bem, sem vos deixar perturbar por nenhum medo. 7Igualmente, vós, maridos, sede compreensivos em vossa vida conjugal ao lado de um ser mais frágil, que é a mulher; dai-lhe a honra que lhe cabe como coerdeira da graça da Vida. Assim, vossas orações não ficarão sem resposta.

Viver no amor fraterno.

8Enfim, sede todos concordes, solidários no sofrimento, animados de afeto fraterno, misericordiosos, humildes. 9Não pagueis mal com mal, nem injúria com injúria; ao contrário, abençoai, pois a isto fostes chamados, a fim de receberdes a bênção como herança.10Com efeito,
“quem quer amar a vida e viver dias felizes
deve guardar sua língua do mal
e seus lábios de palavras mentirosas,
11afastar-se do mal e fazer o bem,
buscar a paz e segui-la.
12Pois o Senhor olha para os justos
e seus ouvidos estão atentos a sua súplica,
mas o Senhor volta seu rosto contra os que fazem o mal”.

Confiança diante da perseguição.

13E quem poderá fazer-vos mal, se fordes zelosos para o bem? 14Mas se sofreis pela justiça, bem-aventurados sois! Não tenhais medo deles, portanto, nem vos perturbeis.15Mas adorai o Cristo Senhor em vossos corações, prontos sempre para responder a quem vos perguntar a razão da esperança que vos anima. 16Fazei-o, porém, com mansidão e respeito, em boa consciência. Assim, os que caluniam vosso bom procedimento em Cristo acabarão sendo confundidos pelo próprio mal que falam. 17Pois é melhor sofrer fazendo o bem – se for vontade de Deus – do que sofrer por praticar o mal.

A Redenção por Cristo e o Batismo.

18Porque também Cristo morreu uma vez por nossos pecados, o Justo pelos injustos, para nos reconduzir a Deus. Morto na carne, foi vivificado no Espírito. 19E no Espírito ele foi anunciar a salvação também aos espíritos que aguardavam na prisão, 20àqueles que outrora foram incrédulos, enquanto a paciência de Deus ia aguardando, no tempo de Noé, quando ele construía a arca, na qual poucas pessoas – oito ao todo – se salvaram através da água. 21Isto era figura do Batismo, que agora vos salva. Este não é uma purificação do que está sujo no corpo, mas é o compromisso que uma boa consciência assume com Deus pela ressurreição de Jesus Cristo, 22o qual, tendo subido ao céu, está à direita de Deus, onde reina acima dos anjos, autoridades e poderes.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital