Antigo Testamento / I Samuel

Guerra contra os filisteus.

Capítulo 17

1Os filisteus ajuntaram suas tropas para a guerra e se reuniram em Soco de Judá; acamparam entre Soco e Azeca, em Éfes-Domim. 2Também Saul e os homens de Israel se reuniram e acamparam no vale do Terebinto, e se puseram em ordem de batalha para enfrentar os filisteus. 3Os filisteus estavam num monte de um lado, e Israel estava num monte do outro lado, e no meio havia o vale. 4Saiu então do acampamento dos filisteus* um gigante, que se chamava Golias, de Gat, e que tinha seis côvados e um palmo de altura. 5Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas que pesava cinco mil siclos de bronze. 6Trazia caneleiras de bronze nas pernas e um dardo de bronze entre os ombros.7A haste de sua lança era como o cilindro de um tear, e a ponta da lança pesava seiscentos siclos de ferro. Um escudeiro o precedia. 8Parou diante das fileiras de Israel e gritou-lhes: “Por que saís, dispondo-vos em ordem de batalha? Não sou eu filisteu, e vós os servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que venha contra mim. 9Se for capaz de combater comigo e me matar, nós seremos vossos servos; mas se eu o vencer e o matar, vós sereis nossos súditos e nos servireis”. 10E o filisteu acrescentou: “Lanço hoje este desafio às fileiras de Israel: Dai-me um homem que lute comigo”. 11Ao ouvirem essas palavras do filisteu, Saul e todo o Israel ficaram consternados e cheios de medo.

Davi no acampamento.

12Davi era filho de um efraimita de Belém de Judá, chamado Jessé, que tinha oito filhos. Nos tempos de Saul, esse homem já era idoso e de idade avançada. 13Seus três filhos mais velhos partiram para a guerra seguindo Saul; eles se chamavam Eliab, o primogênito, Abinadab, o segundo, e Sama, o terceiro. 14Davi era o mais novo e, enquanto os três mais velhos seguiam Saul, 15Entretanto aquele filisteu vinha de manhã e de tarde, apresentando-se assim durante quarenta dias. 16Jessé disse a seu filho Davi: “Toma para teus irmãos um efá deste trigo tostado e estes dez pães e leva-os, correndo, a teus irmãos no acampamento. 17Jessé disse a seu filho Davi: “Toma para teus irmãos um efá deste trigo tostado e estes dez pães e leva-os, correndo, a teus irmãos no acampamento. 18Saul e eles, com todos os homens de Israel, estão no vale do Terebinto, combatendo contra os filisteus”.19 Saul e eles, com todos os homens de Israel, estão no vale do Terebinto, combatendo contra os filisteus”. 20Leva também estes dez queijos ao comandante dos mil; vê se teus irmãos estão bem e traze-me um sinal da parte deles. 21Israelitas e filisteus puseram-se em ordem de batalha, exército contra exército. 22Então Davi deixou sua carga aos cuidados do guarda das bagagens, correu para as fileiras e foi cumprimentar seus irmãos.23Enquanto falava com eles, saiu das fileiras dos filisteus aquele gigante, o filisteu de Gat, chamado Golias, falando as palavras de sempre, e Davi as ouviu. 24Ao verem aquele homem, todos os israelitas fugiram dele e tiveram grande medo. 25Os homens de Israel diziam: “Vedes este homem que avança? Vem desafiar Israel. O rei cumulará de grandes riquezas aquele que o matar, e lhe dará sua filha por esposa, e isentará de qualquer tributo em Israel a casa de seu pai”. 26Davi perguntou aos que estavam perto dele: “O que será dado a quem matar esse filisteu e tirar essa afronta de Israel? Mas quem é este filisteu incircunciso que ousa insultar o exército do Deus vivo?” 27E o povo lhe repetiu as mesmas palavras: “Assim será feito a quem o matar”. 28Eliab, seu irmão mais velho, ouviu-o conversar com os outros, irritou-se contra ele e disse: “Por que vieste aqui? E com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Conheço tua arrogância e a maldade de teu coração; foi para ver a batalha que vieste”. 29Davi disse: “Que fiz eu agora? Fiz somente uma pergunta”. 30Afastando-se dele, dirigiu-se a um outro, fazendo a mesma pergunta; e lhe responderam como antes. 31Os que ouviram as palavras de Davi foram levá-las ao conhecimento de Saul, que mandou chamá-lo.

Davi mata o gigante Golias.

32Davi disse a Saul: “Que ninguém perca a coragem por causa dele. Teu servo irá combater contra aquele filisteu”. 33Saul disse a Davi: “Não poderás enfrentar esse filisteu para lutar com ele, porque não passas de um rapaz, e ele é um guerreiro desde sua juventude”. 34Davi respondeu a Saul: “Teu servo apascentava o rebanho de seu pai, e quando vinha um leão ou um urso e arrebatava uma ovelha do rebanho, 35corria atrás dele e o atacava e lhe tirava da boca a presa; e se ele se voltava contra mim, eu o agarrava pela queixada e o feria e matava.36Teu servo venceu o leão e o urso, e esse filisteu incircunciso será como um deles, porque insultou as fileiras do Deus vivo”. 37E acrescentou: “Javé, que me salvou das garras do leão e do urso, vai livrar-me do poder desse filisteu”. Então Saul disse a Davi: “Vai, e que Javé esteja contigo”. 38Saul revestiu Davi com sua armadura, colocou-lhe na cabeça um capacete de bronze e o vestiu com uma couraça. 39Davi cingiu a espada de Saul sobre a armadura e tentou andar, porque não estava habituado. Por isso disse a Saul: “Não posso andar com isso, pois não estou acostumado”. Tirando de si aquelas coisas, 40tomou na mão seu cajado, escolheu na torrente cinco pedras lisas, colocou-as
em seu embornal de pastor, ou seja, em
seu alforje e, com a funda na mão, avançou contra o filisteu.
41Também o filisteu avançou, aproximando-se sempre mais de Davi, e seu escudeiro o precedia. 42O filisteu olhou e, quando viu Davi, o desprezou, porque era ainda moço, ruivo e de bela aparência. 43O filisteu perguntou a Davi: “Sou acaso um cachorro, para vires contra mim com paus?” E o amaldiçoou por seus deuses. 44Disse ainda o filisteu a Davi: “Vem cá e darei tuas carnes às aves do céu e às feras do campo”. 45Em resposta, disse Davi ao filisteu: “Tu vens a mim com espada, lança e dardo; eu, porém, vou a ti em nome de Javé dos exércitos, o Deus das fileiras de Israel, que desafiaste. 46Hoje Javé te entregará em minhas mãos, e eu te abaterei e te cortarei a cabeça; darei hoje os cadáveres do exército dos filisteus às aves do céu e às feras do campo; toda a terra saberá que existe um Deus em Israel; 47e toda esta assembleia vai ficar sabendo que Javé salva não com espada, nem com lança, porque a batalha é de Javé, e ele vos entregará em nosso poder”. 48Quando o filisteu se moveu, avançou e se aproximou para atacar Davi, este apressou-se e correu ao combate contra o filisteu. 49Davi meteu a mão no embornal, apanhou uma pedra e atirou-a com a funda, atingindo o filisteu na fronte. A pedra penetrou-lhe na fronte, e ele caiu com o rosto em terra. 50Foi assim que Davi venceu o filisteu, ferindo-o de morte com a funda e com a pedra. Como não tinha espada, 51correu, pôs-se de pé sobre o filisteu, pegou a espada dele, desembainhou-a e matou-o, cortando-lhe a cabeça com ela. Vendo que estava morto seu herói, os filisteus fugiram. 52Então os homens de Israel e de Judá se levantaram e, lançando gritos de guerra, perseguiram os filisteus até Gat e até as portas de Acaron; os filisteus caíram mortos pelo caminho desde Saraim até Gat e Acaron. 53Voltando da perseguição aos filisteus, os israelitas saquearam seu acampamento. 54Davi apanhou a cabeça do filisteu e levou-a para Jerusalém, e guardou as armas dele em sua tenda. 55Quando Saul viu Davi avançar contra o filisteu, perguntou a Abner, general do exército: “Abner, de quem é filho esse rapaz?” Abner respondeu: “Por tua vida, ó rei, não sei”. 56O rei ordenou: “Pergunta de quem é filho esse rapaz”. 57Quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, Abner tomou-o consigo e o levou à presença de Saul; Davi tinha na mão a cabeça do filisteu. 58Saul perguntou-lhe: “Jovem, és filho de quem?” Davi respondeu: “Sou filho de teu servo Jessé, de Belém”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital