Antigo Testamento / I Samuel

Capítulo 7

1Os homens de Cariat-Iarim vieram buscar a arca de Javé e a levaram para a casa de Abinadab, situada na colina; consagraram seu filho Eleazar para guardar a arca de Javé.

A reforma religiosa de Samuel.

2Desde o dia em que a arca de Javé foi colocada em Cariat-Iarim, passou muito tempo – vinte anos – e todo o Israel suspirou por Javé. 3Por isso Samuel falou a toda a casa de Israel, dizendo: “Se é de todo o vosso coração que vos converteis a Javé, tirai do meio de vós os deuses estrangeiros e as astartes e dirigi vosso coração a Javé, servindo a ele só, e ele vos livrará do poder dos filisteus. 4Os israelitas lançaram fora os ídolos de Baal e as astartes e puseram-se a servir só a Javé. 5Samuel disse: “Reuni todo o Israel em Masfa e eu rogarei a Javé por vós”. 6Reuniram-se em Masfa e, tirando água, derramaram-na diante de Javé e jejuaram aquele dia, dizendo: “Pecamos contra Javé”. Samuel foi juiz dos israelitas em Masfa.

Derrota dos filisteus.

7Quando os filisteus ficaram sabendo que os israelitas se haviam reunido em Masfa, os príncipes dos filisteus marcharam contra os israelitas. Informados disso, estes tiveram medo dos filisteus. 8Os israelitas disseram a Samuel: “Não cesses de clamar por nós a Javé, nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus”. 9Samuel tomou um cordeiro que ainda mamava e o ofereceu inteiro em holocausto a Javé; clamou a Javé por Israel, e Javé o ouviu. 10Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus aproximaram-se para atacar Israel; mas Javé trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus e os confundiu, de modo que foram derrotados diante de Israel. 11Os homens de Israel saíram de Masfa, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bet-Car. 12Então Samuel tomou uma pedra, colocou-a entre Masfa e Sen e a chamou Ebenezer, dizendo: “Até aqui Javé nos ajudou”.

Samuel, último juiz.

13Assim, os filisteus foram humilhados e não voltaram mais a invadir o território de Israel. A mão de Javé pesou sobre os filisteus durante toda a vida de Samuel. 14Foram restituídas aos israelitas as cidades que os filisteus lhes haviam tomado, desde Acaron até Gat. Israel libertou seu território das mãos dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus. 15Samuel julgou Israel por todo o tempo de sua vida. 16Anualmente dava uma volta por Betel, Guilgal e Masfa e julgava Israel em todos esses lugares. 17Depois voltava para Ramá, onde morava, e dali governava Israel. Ali construiu um altar a Javé.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital