Antigo Testamento / I Reis

Grandeza e sabedoria de Salomão.

Capítulo 5

1Salomão dominava sobre todos os reinos desde o rio Eufrates até a terra dos filisteus e até a fronteira do Egito. Pagavam-lhe tributo e serviram a Salomão todos os dias de sua vida. 2As provisões diárias de Salomão eram trinta coros de flor de farinha e sessenta de farinha comum, 3dez bois cevados, vinte bois de pasto, cem carneiros, sem contar os veados, gazelas, antílopes e as aves cevadas. 4Pois ele dominava sobre toda a região a oeste do Eufrates – desde Tafsaco até Gaza, sobre todos os reis da região a oeste do Eufrates – e vivia em paz com todos os países a seu redor. 5Judá e Israel viveram em segurança, cada qual debaixo de sua videira e de sua figueira, desde Dã até Bersabeia, durante toda a vida de Salomão. 6Salomão possuía quarenta mil estábulos para os cavalos de seus carros e doze mil cavaleiros. 7Os prefeitos zelavam, cada qual durante um mês, pelo sustento de Salomão e de todos os que se sentavam à mesa do rei, não deixando faltar coisa alguma. 8Mandavam levar também a cevada e a palha para os cavalos e os animais de tração, no lugar onde estivesse o rei, e cada qual segundo as ordens recebidas. 9Deus concedeu a Salomão sabedoria e inteligência extraordinárias e um coração tão grande como a areia que está na praia do mar. 10A sabedoria de Salomão foi maior que a de todos os filhos do oriente e maior que toda a sabedoria do Egito. 11Foi mais sábio que qualquer pessoa: mais que Etã, o ezraíta, mais que os filhos de Maol, Emã, Calcol e Darda; sua fama espalhou-se por todas as nações circunvizinhas. 12Pronunciou três mil provérbios, e seus cânticos foram em número de mil e cinco. 13Falou das plantas, desde o cedro que cresce no Líbano até o hissopo que sobe pelos muros; falou também dos quadrúpedes, das aves, dos répteis e dos peixes. 14De todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão e também enviados por todos os reis da terra que tinham ouvido falar de sua sabedoria.

Tratado com Hiram.

15Quando Hiram, rei de Tiro, soube que Salomão havia sido ungido rei em lugar de seu pai, mandou-lhe seus servos, pois Hiram sempre tinha sido amigo de Davi. 16Salomão mandou dizer a Hiram: 17“Bem sabes que Davi, meu pai, não pôde construir um templo para o nome de Javé, seu Deus, por causa das guerras que o importunavam de todos os lados, até que Javé submetesse os inimigos a seus pés. 18Mas agora Javé, meu Deus, deu-me tranquilidade por todos os lados: não existe adversário nem calamidade. 19Por isso resolvi construir um templo ao nome de Javé, meu Deus, conforme o que disse Javé a Davi, meu pai: ‘Teu filho, que colocarei no trono em teu lugar, é que construirá um templo para meu nome’.20Ordena, pois, que cortem para mim cedros do Líbano; meus servos estarão com os teus e eu te darei como salário de teus servos tudo o que me pedires, porque tu sabes que não há entre nós ninguém que saiba cortar madeira como os sidônios”. 21Quando Hiram
ouviu a mensagem de Salomão, muito se alegrou e disse: “Bendito seja hoje Javé,* que deu a Davi um filho sábio que governa este grande povo!”
22Hiram mandou responder a Salomão: “Recebi tua mensagem. Eu te darei toda a madeira de cedro e de cipreste que desejares. 23Meus servos a descerão do Líbano até o mar e a farei transportar pelo mar até o lugar que me indicares; ali, eu a desembarcarei e tu a levarás. Por tua vez, desejo que forneças víveres para minha casa”. 24Hiram forneceu a Salomão madeira de cedro e de cipreste na quantidade que ele quis, 25e Salomão pagou a Hiram vinte mil coros de trigo para o sustento de sua casa e vinte coros de azeite virgem. Era isso que Salomão pagava a Hiram todo ano. 26Javé concedeu a Salomão a sabedoria, conforme lhe prometera. Houve bom entendimento entre Hiram e Salomão, e os dois fizeram uma aliança. 27O rei Salomão recrutou em todo o Israel mão de obra para os trabalhos forçados; e os recrutados foram trinta mil homens. 28Mandava-os para o Líbano, em rodízio, dez mil cada mês; eles passavam um mês no Líbano e dois meses em casa; Adoram dirigia os trabalhos forçados.29Salomão tinha ainda setenta mil carregadores e oitenta mil que talhavam pedra na montanha, 30afora os oficiais de Salomão, em número de três mil e trezentos, que dirigiam os trabalhos e comandavam o povo que os efetuava. 31O rei mandou extrair grandes blocos de pedra escolhida e lavrada, destinadas aos alicerces do templo. 32Os operários de Salomão, os de Hiram e os de Biblos cortaram e prepararam as madeiras e as pedras para a construção do templo.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital