Antigo Testamento / Gênesis

Aliança entre Deus e Abrão.

Capítulo 17

1Quando Abrão tinha noventa e nove anos, Javé lhe apareceu e lhe disse:
“Eu sou o Senhor onipotente:
anda em minha presença e sê perfeito.
2Porei minha aliança entre mim e ti
e te tornarei extremamente numeroso”.
3Abrão prostrou-se com o rosto em terra e Deus lhe disse: 4“Esta é minha aliança contigo:
serás pai de uma multidão de nações.
5Não mais te chamarás Abrão
mas teu nome será Abraão,
porque te farei pai de uma multidão de nações.
6Eu te tornarei extremamente fecundo; de ti farei nações e de ti nascerão reis.7Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e tua descendência depois de ti, de geração em geração, uma aliança perene, para ser teu Deus e o de tua descendência depois de ti. 8Darei a ti e a tua descendência depois de ti a terra onde moras como estrangeiro, toda a terra de Canaã, como possessão perpétua. Eu serei o Deus deles”.

A circuncisão.

9
Deus disse a Abraão: “De tua parte, deves observar minha aliança, tu e tua descendência depois de ti, de geração em geração.
10Esta é minha aliança que deveis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência depois de ti: seja circuncidado entre vós todo varão.11Devereis circuncidar a carne de vosso prepúcio: esse será o sinal da aliança entre mim e vós. 12Quando tiver oito dias, será circuncidado entre vós todo menino, de geração em geração, tanto o nascido em casa como aquele comprado de qualquer estrangeiro e que não for de tua estirpe. 13Deve ser circuncidado o escravo nascido em casa e o que é comprado por dinheiro; assim minha aliança estará em vossa carne como uma aliança perene. 14Mas o incircunciso, isto é, aquele ao qual não foi circuncidada a carne do prepúcio, seja eliminado do povo, porque violou minha aliança.” 15Deus disse ainda a Abraão: “Quanto a Sarai, tua mulher, não a chamarás mais Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho; vou abençoá-la e ela será mãe de nações; e reis de povos nascerão dela”.

Deus renova a promessa de um filho.
17Então Abraão prostrou-se com o rosto em terra e começou a rir, pensando: “A alguém de cem anos pode nascer um filho? E Sara na idade de noventa anos poderá dar à luz?”.18Abraão disse a Deus: “Se ao menos Ismael pudesse viver diante de ti!”. 19Mas Deus respondeu: “Não, é Sara, tua mulher, que te dará à luz um filho e o chamarás Isaac. Eu estabelecerei minha aliança com ele como aliança perpétua para sua descendência depois dele. 20Também com relação a Ismael eu te ouvi: eu o abençoarei e o tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze príncipes e dele farei uma grande nação. 21Mas minha aliança eu a farei com Isaac, que Sara te dará à luz nesta época, no ano que vem”.22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus subiu e o deixou. 23Então Abraão tomou seu filho Ismael e todos os nascidos em sua casa e todos os que tinha comprado por dinheiro, todos os varões de sua casa, e circuncidou-lhes a carne do prepúcio naquele mesmo dia, como Deus lhe tinha dito. 24Abraão tinha noventa e nove anos, quando foi circuncidada a carne de seu prepúcio. 25Ismael, seu filho, tinha treze anos quando lhe foi circuncidada a carne do prepúcio. 26Naquele mesmo dia foram circuncidados Abraão e Ismael, seu filho.27E todos os varões de sua casa, os nascidos em casa e os comprados dos estrangeiros por dinheiro, foram circuncidados com ele.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital