Antigo Testamento / Gênesis

Agar e Ismael.

Capítulo 16

1Sarai, mulher de Abrão, não lhe tinha dado filhos. Tendo, porém, uma escrava egípcia, chamada Agar, 2Sarai disse a Abrão: “Javé me impediu de conceber; une-te a minha escrava; talvez por ela eu possa ter filhos”. Abrão atendeu ao pedido de Sarai. 3Assim, passados dez anos desde quando Abrão habitava no país de Canaã, Sarai, mulher de Abrão, tomou Agar, a egípcia, sua escrava, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido. 4Ele se uniu a Agar, que ficou grávida. Mas, quando viu que estava grávida, começou a tratar sua senhora com desprezo. 5Então Sarai disse a Abrão: “Recaia sobre ti a ofensa feita a mim! Coloquei minha escrava em teus braços, mas, desde quando se viu grávida, me trata com desprezo. Javé seja juiz entre mim e ti!” 6Abrão disse a Sarai: “Tua escrava está em teu poder; faze-lhe o que te aprouver”. Sarai então a maltratou tanto, que ela fugiu. 7O anjo de Javé a encontrou junto a uma fonte no deserto, a fonte no caminho de Sur, 8e lhe disse: “Agar, escrava de Sarai, de onde vens e para onde vais?” Respondeu: “Estou fugindo de minha senhora Sarai”.9Disse-lhe o anjo de Javé: “Volta para tua senhora e obedece a suas ordens”. 10Disse-lhe ainda o anjo de Javé: “Multiplicarei tua descendência de tal forma que não se poderá contá-la por causa de seu grande número”. 11Acrescentou depois o anjo de Javé:
“Estás grávida; darás à luz um filho
e o chamarás Ismael,
porque Javé ouviu tua aflição.
12Será como um jumento selvagem este homem;
sua mão será contra todos,
e a mão de todos contra ele;
e habitará defronte de todos os seus irmãos”.
13Agar chamou a Javé que lhe tinha falado: “Vós sois Deus que me vê”, porque dizia: “Realmente, eu vi aqui Aquele que olha para mim”. 14Por isso o poço se chamou poço de Laai-Roí; é aquele que se encontra entre Cades e Barad. 15Agar deu à luz um filho a Abrão, o qual pôs o nome de Ismael ao filho que Agar lhe deu. 16Abrão tinha oitenta e seis anos quando Agar lhe deu à luz Ismael.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital