Antigo Testamento / Gênesis

A Torre de Babel.

Capítulo 11

1Toda a terra tinha uma só língua e usava as mesmas palavras. 2Emigrando do Oriente, os homens encontraram uma planície no país de Senaar e ali se estabeleceram. 3Disseram uns aos outros: “Vamos fazer tijolos e cozê-los ao fogo”. Usaram tijolos, em vez de pedras, e betume, em vez de argamassa. 4Depois disseram: “Vamos construir para nós uma cidade e uma torre cujo topo atinja o céu. Tornemos célebre nosso nome, para não sermos dispersos sobre toda a terra”. 5Mas Javé desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. 6E disse: “Eles são um só povo e falam todos a mesma língua. Isto é o início de seus empreendimentos e agora nada os impedirá de realizar seus intentos. 7Desçamos, pois, e confundamos a língua deles, para que não mais se entendam uns aos outros”. 8E Javé os dispersou de lá por toda a face da terra, e eles cessaram de construir a cidade. 9Por isto a cidade foi chamada Babel, porque lá Javé confundiu a língua de toda a terra e de lá Javé os dispersou pela terra inteira.

Antepassados de Abrão.

10Esta é a descendência de Sem: Sem tinha cem anos quando gerou Arfaxad, dois anos depois do dilúvio; 11depois de ter gerado Arfaxad, Sem viveu quinhentos anos e gerou filhos e filhas. 12Arfaxad tinha trinta e cinco anos quando gerou Salé; 13depois de ter gerado Salé, Arfaxad viveu quatrocentos e três anos e gerou filhos e filhas. 14Salé tinha trinta anos quando gerou Héber; 15depois de ter gerado Héber, Salé viveu quatrocentos e três anos e gerou filhos e filhas. 16Héber tinha trinta e quatro anos quando gerou Faleg;17depois de ter gerado Faleg, Héber viveu quatrocentos e trinta anos e gerou filhos e filhas.18Faleg tinha trinta anos quando gerou Reu; 19depois de ter gerado Reu, Faleg viveu duzentos e nove anos e gerou filhos e filhas. 20Reu tinha trinta e dois anos quando gerou Sarug; 21depois de ter gerado Sarug, Reu viveu duzentos e sete anos e gerou filhos e filhas.22Sarug tinha trinta anos quando gerou Nacor; 23depois de ter gerado Nacor, Sarug viveu duzentos anos e gerou filhos e filhas. 24Nacor tinha vinte e nove anos quando gerou Taré;25depois de ter gerado Taré, Nacor viveu cento e dezenove anos e gerou filhos e filhas.26Taré tinha setenta anos quando gerou Abrão, Nacor e Arã. 27Esta é a descendência de Taré: Taré gerou Abrão, Nacor e Arã. Arã gerou Ló. 28Arã morreu na presença de seu pai Taré em sua terra natal, Ur dos caldeus. 29Abrão e Nacor se casaram; a mulher de Abrão chamava-se Sarai e a mulher de Nacor, Melca, que era filha de Arã, pai de Melca e pai de Jesca. 30Sarai era estéril e não tinha filhos 31Taré tomou consigo Abrão, seu filho, e Ló, seu neto, filho de Arã, e a nora Sarai, mulher de seu filho Abrão, e partiu com eles de Ur dos caldeus para ir à terra de Canaã. Mas quando chegaram a Harã, aí se estabeleceram 32O total dos dias de Taré foi de duzentos e cinco anos; Taré morreu em Harã.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital