Antigo Testamento / Ezequiel

Retorno da glória de Javé.

Capítulo 43

1Conduziu-me então para a porta, a porta que dá para o oriente: 2a glória do Deus de Israel estava chegando do lado oriental, e seu rumor era como o rumor das grandes águas e a terra resplandecia com sua glória. 3Esta visão foi semelhante àquela que tive quando ele veio para destruir a cidade e semelhante àquela que tive junto ao rio Cobar. Caí com a face em terra. 4E a glória de Javé entrou no templo pela porta que dá para o oriente. 5O espírito me tomou e me introduziu no átrio interno: a glória de Javé enchia o templo.6Enquanto aquele homem estava de pé a meu lado, ouvi que alguém de dentro do templo me falava 7e me dizia: “Filho do homem, este é o lugar de meu trono e o lugar onde pouso os pés, onde eu habitarei no meio dos israelitas para sempre. A casa de Israel, o povo e seus reis não profanarão mais meu santo nome com suas prostituições e com os cadáveres de seus reis quando morrem, 8colocando seu limiar junto a meu limiar e seus umbrais junto a meus umbrais, com uma simples parede entre mim e eles; profanaram meu santo nome com todas as abominações que cometeram, por isso eu os exterminei em minha ira. 9Mas de agora em diante afastarão de mim suas prostituições e os cadáveres de seus reis, e eu habitarei no meio deles para sempre. 10Tu, filho do homem, descreve este templo para a casa de Israel, para que se envergonhem de suas iniquidades; tirem a medida de sua planta 11e, quando se envergonharem de tudo o que fizeram, manifesta-lhes a forma deste templo, sua disposição, suas saídas, suas entradas, todos os seus aspectos, todos os seus regulamentos, todas as suas formas e todas as suas leis. Põe-nos por escrito diante de seus olhos, para que observem todas estas normas e todos estes regulamentos e os ponham em prática. 12Esta é a lei do templo: no alto do monte, toda a área ao redor é santíssima; esta é a lei do templo.

O altar dos holocaustos.

13Estas são as medidas do altar em côvados, de um côvado e um palmo cada um. A base tem um côvado de altura por um côvado de largura; sua borda em todo o seu redor mede quatro dedos. Assim é a base do altar. 14Da base que pousa no chão até a plataforma inferior: dois côvados de altura e um côvado de largura; da plataforma pequena à plataforma maior: quatro côvados de altura e um côvado de largura. 15A lareira do altar mede quatro côvados de altura, e sobre a lareira há quatro chifres. 16A lareira tem doze côvados de comprimento por doze de largura, ou seja, é quadrada. 17A plataforma superior é um quadrado de quatorze côvados de comprimento por quatorze côvados de largura, com uma borda de meio côvado ao redor; e a base, ao redor, mede um côvado; seus degraus são voltados para o oriente.

Consagração do altar.

18Ele me disse: “Filho do homem, assim fala o Senhor Javé: Estas são as prescrições sobre o altar, quando for construído para sacrificarem sobre ele o holocausto e para sobre ele aspergirem o sangue. 19Aos sacerdotes levitas da estirpe de Sadoc, que se aproximarão de mim para servir-me, tu darás – oráculo do Senhor Javé – um novilho para a expiação. 20Tomarás de seu sangue e o derramarás sobre os quatro chifres do altar, sobre os quatro ângulos da plataforma e em torno da borda. Assim o purificarás e farás sua expiação. 21Tomarás depois o novilho do sacrifício expiatório e o queimarás num lugar do templo, para isto designado, fora do santuário. 22No segundo dia oferecerás, pelo pecado, um bode sem defeito e farás a purificação do altar como foi feito com o novilho. 23Terminado o rito da purificação, oferecerás um novilho sem defeito e um carneiro do rebanho sem defeito. 24Tu os apresentarás a Javé e os sacerdotes lançarão sal sobre eles e os oferecerão em holocausto a Javé. 25Durante sete dias sacrificarás pelo pecado um bode cada dia e será oferecido também um novilho e um carneiro do rebanho sem defeito. 26Durante sete dias se fará a expiação do altar, e ele será purificado e consagrado. 27Passados esses dias, do oitavo dia em diante, os sacerdotes imolarão sobre o altar vossos holocaustos, vossos sacrifícios de comunhão e eu vos serei propício – oráculo do Senhor Javé”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital