Antigo Testamento / Ezequiel

As culpas dos chefes.

Capítulo 11

1O espírito me ergueu e me transportou até a porta oriental do templo de Javé que dá para o oriente. Na entrada da porta havia vinte e cinco homens; vi no meio deles Jezonias, filho de Azur, e Feltias, filho de Banaías, chefes do povo. 2Javé me disse: “Filho do homem, estes são os homens que tramam o mal e dão maus conselhos nesta cidade. 3Eles dizem: Não está próximo o tempo de construir casas; esta cidade é a panela, e nós somos a carne. 4Por isso profetiza contra eles, profetiza, filho do homem”. 5O espírito de Javé desceu sobre mim e me disse: “Fala! Assim fala Javé: Assim dissestes, ó israelitas, e eu sei o que vos passa pela mente. 6Vós multiplicastes vossos mortos nesta cidade, enchestes de cadáveres suas ruas. 7Por isso, assim fala o Senhor Javé: Os cadáveres que deixastes no meio da cidade são a carne, e a cidade é a panela. Mas eu vos expulsarei dela. 8Tendes medo da espada, e eu mandarei a espada contra vós, oráculo do Senhor Javé! 9Eu vos expulsarei da cidade e vos entregarei nas mãos dos estrangeiros e executarei contra vós meus juízos. 10Caireis pela espada: no próprio território de Israel eu vos julgarei e sabereis que eu sou Javé. 11A cidade não será para vós a panela, e vós não sereis no meio dela sua carne! No próprio território de Israel eu vos julgarei: 12então sabereis que eu sou Javé, do qual não cumpristes os decretos nem observastes as leis, mas agistes segundo os costumes das nações que vos rodeiam”. 13E aconteceu que, enquanto eu profetizava, Feltias, filho de Banaías, caiu morto. Eu me lancei com o rosto em terra e gritei com voz forte: “Ah! Senhor Javé, quereis mesmo destruir o que resta de Israel?”

Promessa de uma nova aliança.

14Então foi-me dirigida esta palavra de Javé: 15“Filho do homem, a teus irmãos, aos deportados como tu, a toda a casa de Israel os habitantes de Jerusalém estão dizendo: Afastai-vos de Javé: é a nós que foi dada esta terra em patrimônio. 16Dize, portanto, a eles: Assim fala o Senhor Javé: Se os mandei para longe entre as nações, se os dispersei entre os países, serei para eles um santuário, por um breve tempo, nos países para onde foram. 17Por isso dize-lhes: Assim fala o Senhor Javé: Eu vos recolherei do meio das nações e vos reunirei dos países nos quais fostes dispersos e vos darei a terra de Israel. 18Eles lá entrarão e eliminarão todos os seus ídolos e todas as suas abominações. 19Eu lhes darei um outro coração e porei dentro deles um espírito novo; tirarei de seu peito o coração de pedra e lhes darei um coração de carne, 20para que sigam meus decretos e observem minhas leis e as ponham em prática; então eles serão meu povo e eu serei seu Deus. 21Mas, quanto àqueles, cujo coração segue seus ídolos e suas abominações, pedirei contas de sua conduta, oráculo do Senhor Javé”.

A glória de Javé sai de Jerusalém.

22Os querubins então ergueram as asas, e com eles se moveram as rodas, enquanto a glória do Deus de Israel estava no alto sobre eles. 23A glória de Javé se elevou do meio da cidade e parou sobre o monte que está a leste da cidade. 24Então o espírito me levantou e me levou à Caldeia, entre os deportados, em visão, no espírito de Deus; e a visão que eu tinha visto afastou-se de mim.  25E eu contei aos deportados tudo o que Javé me havia mostrado.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital