Antigo Testamento / Êxodo

A observância do sábado.

Capítulo 35

1Moisés convocou toda a comunidade dos israelitas e lhes disse: “Estas são as coisas que Javé mandou fazer:   2Durante seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será sagrado para vós, um dia de repouso completo, consagrado a Javé. Quem nesse dia fizer qualquer trabalho será morto.   3Não acendereis fogo em nenhuma de vossas moradas no dia de sábado”.

Donativos para o santuário.

4Moisés disse a toda a comunidade dos israelitas: “Eis o que ordenou Javé:  5Trazei, do que tendes, uma oferta para Javé. Toda pessoa de coração generoso trará como oferta para Javé: ouro, prata e bronze;   6púrpura violeta e escarlate, carmesim, linho fino e pelos de cabra;  7peles de carneiro tingidas de vermelho, couro fino e madeira de acácia,   8azeite para as lâmpadas, aromas para o óleo da unção e para o incenso aromático;  9pedras de ônix e pedras de engaste para o efod e o peitoral.  10Venham todas as pessoas habilidosas dentre vós, e façam tudo quanto Javé ordenou:  11o tabernáculo, sua tenda e sua cobertura, seus colchetes e suas tábuas; seus varais, suas colunas e suas bases;  12a arca e seus varais; o propiciatório e a cortina do véu;  13a mesa com seus varais e todos os seus acessórios, e o pão da apresentação; 14o candelabro para a iluminação com seus utensílios e suas lâmpadas; e o óleo para a iluminação; 15o altar do incenso e seus varais; o óleo da unção e o incenso aromático, e a cortina da porta para a entrada do tabernáculo;  16o altar dos holocaustos e sua grelha de bronze, com seus varais e todos os seus acessórios; a bacia com seu pedestal;  17as cortinas do átrio, suas colunas e suas bases, e a cortina da porta do átrio;  18as estacas do tabernáculo e as estacas do átrio com suas cordas;  19as vestes litúrgicas, para oficiar no santuário, as vestes sagradas para o sacerdote Aarão, e as vestes de seus filhos, para exercerem o sacerdócio”.  20Toda a comunidade dos israelitas retirou-se da presença de Moisés.  21Então vieram todos aqueles cujo coração os movia, e todos aqueles cujo espírito os tornava generosos, e trouxeram sua oferenda para Javé, para os trabalhos da tenda da reunião e para todo o seu culto e para os ornamentos sagrados. 22Vieram homens e mulheres, todos os de coração generoso, e trouxeram broches, brincos, anéis, adereços e toda a sorte de joias de ouro; todos os que queriam fazer uma oferta em ouro, em honra de Javé.  23Todos os que possuíam púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim, linho fino, pelos de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho ou couro fino, os trouxeram. 24E todo aquele que podia fazer uma oferta de prata e de bronze, a trouxe como oferenda para Javé; e quem possuía madeira de acácia, para qualquer obra da construção, a trouxe.  25Todas as mulheres habilidosas fiaram com suas próprias mãos e trouxeram o que fiaram: púrpura violeta e escarlate, carmesim e linho fino. 26Todas as mulheres, cujo coração as moveu a trabalhar com habilidade, fiaram os pelos de cabra.  27Os chefes do povo trouxeram pedras de ônix e pedras de engaste para o efod e o peitoral,  28os aromas e o azeite para a iluminação, para o óleo da unção e para o incenso aromático.  29Os israelitas trouxeram oferta voluntária a Javé, a saber, todo homem e mulher, cujo coração os movera a contribuir generosamente para toda a obra que Javé, por intermédio de Moisés, tinha mandado executar.

Artesãos para a construção do santuário.

30Moisés disse aos israelitas: “Vede, Javé chamou especialmente Beseleel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, 31e o encheu de espírito divino, de sabedoria, entendimento e habilidade para toda sorte de trabalho: 32para fazer desenhos, para lavrar o ouro, a prata e o bronze, 33para lapidar pedras de engaste, para entalhar a madeira, para executar toda classe de obra. 34Também lhe comunicou o dom de ensinar, tanto a ele como a Ooliab, filho de Aquisamec, da tribo de Dã. 35Encheu-lhes o coração de talento para executarem todo o trabalho de escultura e de arte, para recamar a púrpura violeta, púrpura e escarlate, o carmesim e o linho fino, e para tecer; capacitados para toda obra e desenhistas de projetos”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital