Antigo Testamento / Êxodo

Capítulo 3

1Moisés era pastor do rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia, levou o rebanho deserto adentro e chegou ao Horeb, a montanha de Deus.  2Ali apareceu-lhe o anjo de Javé numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Ele olhava: a sarça ardia sem se consumir.  3Moisés pensou: “Vou dar uma volta para ver este grande espetáculo: como é que a sarça não se consome”.  4Vendo Javé que Moisés se voltava para observar, chamou-o do meio da sarça, dizendo: “Moisés, Moisés!”. Respondeu ele: “Eis-me aqui”.  5Deus lhe disse: “Não te aproximes daqui! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”. E acrescentou:  6“Eu sou o Deus de teu pai: o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, temendo olhar para Deus.  7Javé disse ainda: “Eu vi, eu vi a miséria de meu povo no Egito e ouvi o clamor que lhe arrancam seus opressores; sim, conheço suas aflições.  8Desci para libertá-lo das mãos dos egípcios e levá-lo daquela terra para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel, para o lugar onde habitam o cananeu, o heteu, o amorreu, o ferezeu, o heveu e o jebuseu.  9O clamor dos israelitas chegou até mim; e vi também a opressão com que os egípcios os oprimem.  10Agora, pois, vai! Eu te envio ao faraó para que tires do Egito meu povo, os israelitas”. 11Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ao faraó e tirar do Egito os israelitas?”.  12Deus lhe disse: “Eu estarei contigo; e este será para ti o sinal de que sou eu que te envio: quando tiveres tirado o povo do Egito, adorarás a Deus nesta montanha”.

Deus revela seu nome.

13Moisés disse a Deus: “Quando eu me apresentar aos israelitas e lhes disser: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’, e eles me perguntarem: ‘Como ele se chama?’, o que responderei?”. 14Deus disse a Moisés: “Eu sou Aquele que sou”. E acrescentou: “Assim dirás aos israelitas: ‘Eu Sou’ mandou-me a vós”.  15Deus disse ainda a Moisés: “Assim falarás aos israelitas: ‘Javé, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é meu nome para sempre, e com ele serei lembrado de geração em geração”.

Instruções a Moisés.

16“Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘Javé, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó me apareceu, dizendo: Certamente vos visitei e vi tudo o que vos fazem no Egito. 17Decidi libertar-vos da aflição do Egito e levar-vos para o país dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus: terra onde corre leite e mel’.  18Eles ouvirão tua voz e, junto com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe dirás: ‘Javé, o Deus dos hebreus, veio até nós. Deixa-nos, pois, caminhar três dias deserto adentro, a fim de oferecermos sacrifícios a Javé, nosso Deus!’. 19Sei perfeitamente que o rei do Egito não vos deixará ir, se não for obrigado por mão forte.  20Mas estenderei minha mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios, que farei no meio deles; depois disso ele vos deixará ir. 21Farei que esse povo ganhe as boas graças dos egípcios, de modo que, ao sairdes, não ireis com as mãos vazias,  22mas cada mulher pedirá a sua vizinha e à que vive em sua casa objetos de prata, objetos de ouro e vestes, que poreis sobre vossos filhos e vossas filhas; e assim despojareis os egípcios”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital