Antigo Testamento / Êxodo

O tabernáculo e sua tenda.

Capítulo 26

1“Farás o tabernáculo com dez cortinas de linho fino retorcido, de púrpura violeta, púrpura escarlate e carmesim e nelas bordarás querubins.  2O comprimento de cada cortina será de vinte e oito côvados e a largura, de quatro côvados; todas as cortinas terão o mesmo tamanho.  3Cinco cortinas serão unidas uma à outra, e as outras cinco também serão unidas uma à outra.  4Farás umas presilhas de púrpura violeta na orla da cortina que está na extremidade do primeiro grupo; o mesmo farás na orla da cortina que ocupa a extremidade do segundo grupo.  5Farás cinquenta presilhas na primeira cortina e outras cinquenta na orla da cortina que ocupa a extremidade do segundo grupo, de modo que as presilhas se correspondam entre si.  6Farás também cinquenta colchetes de ouro, com os quais unirás as cortinas uma à outra, de sorte que o tabernáculo forme um só todo.  7Farás cortinas de pelos de cabra, para cobrirem com elas o tabernáculo, à maneira de tenda; dessas cortinas farás onze.   8O comprimento de cada cortina será de trinta côvados e a largura, de quatro côvados. Todas as cortinas terão as mesmas medidas.  9Juntarás cinco dessas cortinas à parte, e as outras seis cortinas também à parte, e dobrarás a sexta cortina sobre a fachada da tenda. 10Farás cinquenta presilhas na borda da primeira cortina, na extremidade do primeiro grupo, e outras cinquenta na borda da cortina do segundo grupo. 11Farás cinquenta colchetes de bronze que introduzirás nas presilhas, unindo assim a tenda para que forme um só todo.  12Quanto à parte que sobra das cortinas da tenda, a metade excedente da cortina cobrirá os fundos do tabernáculo,  13e o côvado restante, de cada lado, ao longo das cortinas da tenda, penderá dos dois lados do tabernáculo para o cobrir.  14Além disso, farás para a tenda uma cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho e, por cima desta, outra de couro fino”.

As tábuas para o tabernáculo.

15“Farás também as tábuas para o tabernáculo, de madeira de acácia, que serão colocadas verticalmente. 16O comprimento de cada tábua será de dez côvados e a largura, de um côvado e meio.  17Cada tábua terá dois encaixes, unidos um ao outro; assim farás todas as tábuas do tabernáculo.  18Farás deste modo as tábuas do tabernáculo: vinte tábuas para o lado meridional, à direita.  19Farás também quarenta bases de prata para serem colocadas debaixo das vinte tábuas: duas bases para cada tábua firmada nelas por meio dos dois encaixes.  20Para o outro lado do tabernáculo, ao norte, farás outras vinte tábuas  21com suas quarenta bases de prata: duas debaixo de cada tábua. 22Para o fundo do tabernáculo, ao ocidente, farás seis tábuas.  23Farás também duas tábuas para os cantos do fundo do tabernáculo,  24as quais serão unidas entre si por baixo, até a altura da primeira argola. Assim se fará com as duas tábuas que deverão ser postas nos ângulos.  25Serão, portanto, oito tábuas com suas dezesseis bases de prata: duas bases para cada tábua.  26Farás ainda vigas de madeira de acácia: cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo, 27outras cinco para as do outro lado do tabernáculo e igualmente cinco para as tábuas do fundo do tabernáculo, no lado ocidental.  28A viga central estará a meia altura das tábuas, passando de uma extremidade à outra.  29Cobrirás de ouro essas tábuas, e de ouro farás suas argolas pelas quais passarão as vigas, que também cobrirás de ouro.  30Armarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado na montanha”.

Cortina e tapete.

31“Farás também um véu de púrpura violeta e escarlate, carmesim e linho fino retorcido, com bordados representando querubins.  32Suspenderás o véu em quatro colunas de madeira de acácia, revestidas de ouro, munidas de ganchos de ouro e firmadas sobre quatro bases de prata.  33Pendurarás o véu debaixo dos colchetes. Por detrás dele colocarás a arca do testemunho; por meio do véu será separado o lugar santo do santíssimo. 34Sobre a arca do testemunho colocarás o propiciatório, dentro do santíssimo.  35A mesa porás fora do véu, e o candelabro, defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; e a mesa porás para o lado norte.  36Para a entrada da tenda farás uma cortina de púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido, trabalho de bordado. 37Para essa cortina farás cinco colunas de madeira de acácia, recobertas de ouro, munidas de colchetes de ouro, e fundirás para elas cinco bases de bronze”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital