Antigo Testamento / Êxodo

Aliança entre Deus e Israel.

Capítulo 24

1Depois disse a Moisés: “Sobe a Javé tu, Aarão, Nadab, Abiú e setenta dos anciãos de Israel, e adorai de longe. 2Somente Moisés se aproximará de Javé, mas os outros não se aproximarão, nem o povo subirá com ele”.  3Moisés veio e referiu ao povo todas as palavras de Javé e todas as suas leis. E o povo inteiro, a uma voz, respondeu: “Faremos tudo o que Javé disse”.  4Moisés escreveu todas as palavras de Javé. No dia seguinte, levantando-se cedo, ergueu um altar ao pé da montanha e doze colunas sagradas, conforme as doze tribos de Israel.  5Mandou alguns jovens dentre os israelitas oferecer holocaustos e imolar a Javé novilhos como sacrifícios pacíficos.  6Então Moisés tomou metade do sangue, colocou-o em bacias e derramou a outra metade sobre o altar.  7Tomou o livro da aliança e o leu ao povo, o qual exclamou: “Tudo o que Javé falou nós o faremos e obedeceremos”.  8Então Moisés tomou do sangue, aspergiu com ele o povo e disse: “Este é o sangue da aliança que Javé fez convosco por meio de todas essas palavras”. 9A seguir Moisés subiu com Aarão, Nadab, Abiú e setenta dos anciãos de Israel. 10Eles viram o Deus de Israel: debaixo de seus pés havia como um pavimento de safira, límpida como o próprio céu. 11Ele não estendeu a mão contra aqueles privilegiados de entre os israelitas; eles viram a Deus e depois comeram e beberam.

Moisés na montanha; as duas tábuas de pedra.

12Javé disse a Moisés: “Sobe até mim lá na montanha e fica lá, pois eu te darei as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para instrução deles”. 13Moisés levantou-se com Josué, seu ajudante, e Moisés subiu à montanha de Deus.  14Falou aos anciãos: “Permanecei aqui até que voltemos a vós. Aarão e Hur ficam convosco; quem tiver alguma questão recorra a eles”.  15Subiu, pois, Moisés à montanha, e a nuvem cobriu a montanha.  16A glória de Javé pousou sobre o monte Sinai, e a nuvem cobriu-o durante seis dias; no sétimo dia ele chamou Moisés do meio da nuvem.  17O aspecto da glória de Javé era aos olhos dos israelitas como um fogo devorador no alto da montanha. 18Moisés penetrou no meio da nuvem, subiu ao monte e lá permaneceu durante quarenta dias e quarenta noites.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital