Antigo Testamento / Êxodo

Israel no Egito.

Capítulo 1

1São estes os nomes dos israelitas que entraram com Jacó no Egito, cada um com sua família:  2Rúben, Simeão, Levi e Judá;  3Issacar, Zabulon e Benjamim;  4Dã e Neftali; Gad e Aser.  5Os descendentes de Jacó eram ao todo setenta; José já estava no Egito. 6Morreram, depois, José, todos os seus irmãos e toda aquela geração.  7Os israelitas foram fecundos e se multiplicaram; tornaram-se tão numerosos e tão fortes que aquela região ficou repleta deles.

Os egípcios oprimem os israelitas.

8Ora, no Egito surgiu um novo rei, que não conhecera José.  9Disse ele a seu povo: “Vede: a população israelita tornou-se mais numerosa e mais forte do que nós. 10Vamos tomar sábias medidas contra eles, para que não se multipliquem e não aconteça que, surgindo uma guerra, se associem a nossos inimigos, combatam contra nós e saiam do país”. 11Por isso lhes impuseram feitores no trabalho forçado, para oprimi-los com trabalhos penosos. Eles construíram para o faraó as cidades-armazéns de Pitom e de Ramsés. 12Mas, quanto maior a opressão, tanto mais cresciam e se multiplicavam; pelo que os egípcios começaram a odiar os israelitas. 13Os egípcios submeteram os israelitas a um trabalho massacrante,  14amargurando-lhes a vida com o trabalho penoso da preparação da argila e da fabricação de tijolos, com toda sorte de trabalhos do campo e toda espécie de trabalhos aos quais os obrigavam brutalmente.  15O rei do Egito disse às parteiras hebreias, uma das quais se chamava Séfora e a outra Fua:  16“Quando assistirdes aos partos das mulheres hebreias e chegar a hora do parto, se for menino, matai-o, se for menina, deixai-a viver”.  17Mas as parteiras, que temiam a Deus, não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito e pouparam a vida dos meninos.  18Então o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: “Por que fizestes isso e deixastes com vida os meninos?”. 19As parteiras responderam ao faraó: “As mulheres hebreias não são como as egípcias; elas são fortes e, antes que a parteira chegue, já dão à luz”. 20Deus recompensou as parteiras; e o povo continuou a aumentar e se fortaleceu muito.  21Porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes deu uma posteridade.  22Então o faraó ordenou a todo o seu povo: “Jogai no rio todo menino que nascer, mas deixai viver as meninas”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital