Novo Testamento / Efésios

A gratuidade da salvação.

Capítulo 2

1Também vós estáveis mortos em virtude de vossas faltas e pecados 2nos quais outrora vivestes à maneira deste mundo, seguindo o príncipe do império do ar, este espírito que prossegue sua obra naqueles que são incrédulos. 3Entre eles estávamos também nós todos, vivendo segundo os desejos de nossa carne, seguindo os caprichos da carne e os maus desejos, de tal forma que por natureza estávamos destinados à ira como os outros. 4Mas Deus, que é rico em misericórdia, movido pelo grande amor com que nos amou, 5quando estávamos mortos por causa de nossos pecados, nos fez reviver com Cristo. É por graça que fostes salvos! 6Com ele nos ressuscitou e com ele nos fez sentar nos céus, em Cristo Jesus. 7Quis assim mostrar, nos séculos futuros, a extraordinária riqueza de sua graça, manifestada em sua bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8Foi por essa graça que fostes salvos, por meio da fé. E isso não vem de vós, é dom de Deus; 9nem vem das obras, para que ninguém possa gloriar-se. 10Com efeito, nós somos obra sua, pois fomos criados em Cristo Jesus em vista das boas obras que Deus preparou, já antes, para serem por nós praticadas.

Gentios e judeus unidos em Cristo.

11Lembrai-vos, pois, de que outrora vós, os pagãos de nascimento, chamados incircuncisos por aqueles que se chamam circuncisos, por causa de uma operação feita na carne, 12lembrai-vos de que naquele tempo estáveis sem Cristo, sem direito de cidadania em Israel, estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus neste mundo. 13Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que outrora estáveis longe, fostes trazidos para perto, graças ao sangue de Cristo. 14Pois ele é nossa paz: dos dois povos ele fez um só povo derrubando por meio de sua carne o muro de ódio que havia entre eles, 15abolindo a lei com seus preceitos e decretos, para criar em si mesmo, dos dois, um só homem novo, fazendo as pazes, 16e para reconciliá-los com Deus num só corpo por meio da cruz, destruindo em si mesmo a inimizade. 17Ele veio anunciar a boa nova da paz a vós que estáveis longe e paz àqueles que estavam próximos. 18Por meio dele nós podemos, uns e outros, aproximar-nos do Pai, num só Espírito.

19Assim, pois, vós já não sois estrangeiros nem hóspedes, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, e tendo como pedra angular o próprio Cristo Jesus. 21Nele, toda construção cresce bem ordenada para ser templo santo no Senhor; 22nele, vós também sois integrados na construção, para vos tornardes morada de Deus no Espírito.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital