Antigo Testamento / Deuteronômio

Exortação à observância das leis.

Capítulo 4

1“Agora, Israel, ouvi as leis e os costumes que vos ensino. Ponde-os em prática, para que vivais e entreis para tomar posse da terra que vos dá Javé, Deus de vossos pais.  2Nada acrescentareis ao que vos mando e nada lhes tirareis, mas observareis os mandamentos de Javé, vosso Deus, que vos prescrevo. 3Vossos olhos viram o que Javé fez em Baal-Fegor: Javé, vosso Deus, exterminou de vosso meio todos os que seguiram o Baal de Fegor; 4mas vós, que permanecestes fiéis a Javé, vosso Deus, estais hoje todos vivos. 5Vede! Ensinei-vos leis e costumes como Javé, meu Deus, me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que entrareis para possuí-la. 6Observai-os e cumpri-os, pois serão eles vossa sabedoria e vossa inteligência aos olhos dos povos, os quais, ao ouvirem falar de todas essas leis, dirão: ‘Essa grande nação é o único povo sábio e sensato!’ 7De fato, que grande nação existe, da qual a divindade tanto se aproxima, como está perto de nós Javé, nosso Deus, toda vez que o invocamos? 8Que grande nação possui leis e costumes como toda esta Lei que hoje vos proponho? 9Somente tomai cuidado e ficai atentos para não esquecerdes as coisas que vossos olhos viram e para que não se afastem de vosso coração em todos os dias de vossa vida, mas contai-as a vossos filhos e netos. 10Lembrai-vos do dia em que comparecestes perante Javé, vosso Deus, no Horeb, quando Javé me disse: ‘Convoca-me o povo, e eu os farei ouvir minhas palavras, para que aprendam a temer-me todo o tempo que viverem sobre a terra, e ensinem o mesmo a seus filhos’. 11Então vos aproximastes e permanecestes ao pé da montanha, a qual ardia em chamas até o meio do céu, entre trevas, nuvens e escuridão. 12E Javé vos falou do meio do fogo; ouvistes o som das palavras, mas não vistes nenhuma figura, era só uma voz. 13Ele vos revelou sua aliança, que vos mandou cumprir, os dez mandamentos que escreveu sobre duas tábuas de pedra. 14Quanto a mim, Javé mandou-me, naquela ocasião, ensinar-vos leis e costumes, que deveríeis praticar na terra na qual entrareis para dela tomar posse”.


Proibição da idolatria.

15“Tende muito cuidado! Já que não vistes nenhuma figura no dia em que Javé vos falou no Horeb, do meio do fogo, 16não aconteça que vos corrompais e vos fabriqueis alguma imagem esculpida, na forma de alguma figura, como a representação de homem ou de mulher, 17de qualquer animal terrestre, de qualquer pássaro que voa pelo céu, 18de qualquer réptil que se arrasta pelo chão, de qualquer peixe que há nas águas sob a terra. 19Não suceda que, levantando os olhos ao céu e vendo o sol, a lua, as estrelas e todo o exército celeste, vos deixeis levar a prestar-lhes adoração e culto. Javé, vosso Deus, deu estas coisas em herança a todos os povos que há debaixo do céu. 20A vós, porém, Javé escolheu e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para serdes seu povo, sua herança, como hoje sois. 21Javé irritou-se contra mim, por vossa causa, e jurou que eu não passaria o Jordão e não entraria na boa terra que Javé, vosso Deus, está para vos dar em herança. 22De fato, eu morrerei neste país e não passarei o Jordão; vós, sim, o passareis e tomareis posse daquela boa terra. 23Guardai-vos de esquecer a aliança que Javé, vosso Deus, fez convosco e não façais para vós nenhuma imagem esculpida, representando alguma coisa que Javé, vosso Deus, vos proibiu; 24porque Javé, vosso Deus, é um fogo devorador, é um Deus apaixonado”.

Ameaças e promessas.

25“Quando tiverdes gerado filhos e netos e tiverdes envelhecido na terra, se vos corromperdes fazendo imagens esculpidas na forma de uma coisa qualquer e praticando o que desagrada a Javé, vosso Deus, de modo a provocar sua ira,  26invoco hoje como testemunhas contra vós o céu e a terra, que logo desaparecereis totalmente da superfície da terra, da qual ides tomar posse atravessando o Jordão. Não vivereis nela muito tempo, mas sereis inteiramente exterminados.  27Javé vos dispersará entre os povos, e de vós não restará senão um pequeno número† entre as nações, aonde Javé vos levará. 28Ali servireis a deuses que são obra de mãos humanas, de madeira e pedra, incapazes de ver, ouvir, comer e cheirar. 29De lá buscareis Javé, vosso Deus, e o encontrareis, contanto que o busqueis de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. 30Quando estiverdes na angústia e vos tiverem alcançado todos esses males, nos últimos tempos, voltareis para Javé, vosso Deus, e ouvireis sua voz. 31Porque Javé, vosso Deus, é um Deus misericordioso; ele não vos abandonará, nem vos destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a vossos pais”.
Predileção de Deus para com Israel.
32“Interrogai os tempos passados
que vos precederam, desde o dia em que
Deus criou o ser humano sobre a terra: de um extremo ao outro do céu jamais aconteceu coisa tão grande como esta? Ouviu-se algo semelhante?
33Existe acaso um povo que ouviu a voz de Deus falando do meio do fogo, como vós ouvistes, e tenha continuado a viver? 34Houve jamais um deus que tentou vir escolher uma nação do meio de outra, com provas, sinais, prodígios e batalhas, com mão poderosa, com braço estendido e com grandes terrores, como Javé, vosso Deus, fez por vós, a vossos olhos no Egito? 35Isto vos foi mostrado para que reconhecêsseis que Javé é Deus, e não há outro fora dele. 36Do céu vos fez ouvir sua voz para vos instruir; na terra vos mostrou seu grande fogo, do meio do qual o ouvistes falar. 37E porque amou vossos pais, escolheu sua descendência depois deles, e vos fez sair do Egito com sua presença e sua grande força, 38para expulsar de vossa frente nações maiores e mais poderosas do que vós, para vos introduzir na terra delas, dando-a a vós como herança, como hoje acontece. 39Reconhecei, pois hoje, e gravai em vosso coração que Javé é Deus, lá em cima no céu e aqui embaixo na terra, e não há outro.
40Observai suas leis e seus mandamentos, que hoje vos prescrevo, para que sejais felizes vós e vossos filhos depois de vós, e vivais longos anos na terra que Javé, vosso Deus, vos dá para sempre”.

Cidades de refúgio além do Jordão.

41Então Moisés separou três cidades do outro lado do Jordão, a oriente, 42para que nelas se pudesse refugiar o homicida que houvesse matado seu próximo involuntariamente e sem o ter odiado antes, de modo que, refugiando-se numa dessas cidades, pudesse salvar a própria vida: 43Bosor, no deserto, no planalto, para os rubenitas; Ramot em Galaad, para os gaditas; e Golã, em Basã, para os manassitas.

Tempo e lugar do discurso.

44Esta é a Lei que Moisés propôs aos israelitas. 45São estes os preceitos, os estatutos e os decretos que Moisés comunicou aos israelitas, quando saíram do Egito, 46do outro lado do Jordão, no vale diante de Bet-Fegor, no país de Seon, rei dos amorreus, que habitava em Hesebon, e que Moisés e os israelitas derrotaram quando saíram do Egito. 47Eles se apoderaram de seu país e do de Og, rei de Basã, os dois reis dos amorreus, que estavam do outro lado do Jordão, ao oriente,  48desde Aroer, situada à margem da torrente do Arnon, até o monte Sião, isto é, o Hermon,  49com toda a planície do outro lado do Jordão, ao oriente, até o mar da planície, ao pé do monte Fasga.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital