Antigo Testamento / Deuteronômio

Capítulo 23

1“Ninguém se casará com a mulher de seu pai nem levantará a coberta do leito paterno”.

Participação na assembleia.

2“Não poderá entrar na assembleia de Javé o homem que tiver os testículos esmagados ou o membro viril amputado. 3Não entrará na assembleia de Javé quem é filho ilegítimo; nenhum de seus descendentes, nem mesmo na décima geração, será admitido na assembleia de Javé. 4Não será admitido na assembleia de Javé um amonita ou um moabita; nenhum de seus descendentes, nem mesmo na décima geração, será admitido na assembleia de Javé, 5porque não vieram a vosso encontro no caminho com pão e água, quando saístes do Egito e porque pagaram Balaão, filho de Beor, de Petor, na Mesopotâmia, para te amaldiçoar, 6embora Javé, teu Deus, não tenha ouvido Balaão, mas mudou para ti a maldição em bênção, porque Javé, teu Deus, te ama. 7Enquanto viveres, não te empenharás pela paz nem pela prosperidade deles.  8Não detestes o edomita, porque é teu irmão; não detestes o egípcio, porque foste estrangeiro em seu país:  9na terceira geração seus descendentes poderão ser admitidos na assembleia de Javé”.

Pureza no acampamento.

10“Quando saíres em campo contra teus inimigos, cuida de evitar todo mal. 11Se houver em teu meio algum homem que ficou impuro por causa de uma polução noturna, sairá do acampamento e não voltará; 12ao cair da tarde se banhará em água e, ao pôr do sol, voltará ao acampamento. 13Terás também um lugar fora do acampamento, aonde sairás para tuas necessidades. 14Levarás na bagagem uma pá, com a qual, ao saíres para tuas necessidades, farás um buraco e depois cobrirás as fezes. 15Pois Javé, teu Deus, anda no meio de teu acampamento, para te libertar e entregar em tuas mãos os inimigos; portanto, teu acampamento deve ser santo, de sorte que ele não veja em ti nada de inconveniente nem se afaste por isso de ti”.

Leis de humanidade.

16“Não entregarás a seu dono o escravo fugitivo que buscar refúgio em tua casa; 17habitará contigo, no meio dos teus, no lugar que escolher em qualquer de tuas cidades, onde lhe agradar; não o maltrates. 18Entre os israelitas não deverá haver prostitutas nem prostitutos. 19Não levarás à casa de Javé, teu Deus, o salário de uma meretriz nem o pagamento de um cão para cumprir qualquer promessa, porque ambos são abominação para Javé, teu Deus. 20A teu irmão não emprestarás a juros, seja dinheiro, seja alimento, ou qualquer coisa que se costuma emprestar a juros. 21Ao estrangeiro emprestarás a juros, mas não a teu irmão, para que Javé, teu Deus, te abençoe em todos os teus empreendimentos na terra em que entrarás para te apoderares dela”.

Cumprimento das promessas.

22“Quando fizeres uma promessa a Javé, teu Deus, não demores a cumpri-la, porque Javé, teu Deus, de certo te pedirá contas, e tu serias culpado. 23Se deixas de fazer promessa, não estás pecando. 24Mas, mantém e cumpre o que saiu de tua boca, pois te comprometeste espontaneamente diante de Javé, teu Deus, mediante aquilo que prometeste com tua boca. 25Se entrares na vinha de teu próximo, poderás comer uva à vontade, até a saciedade, mas não te é permitido levar uvas em teu cesto. 26Se entrares no trigal de teu próximo, poderás colher espigas com tua mão, mas não poderás cortar com a foice o trigo de teu próximo”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital