Antigo Testamento / Deuteronômio

Os sacerdotes.

Capítulo 18

1“Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança em Israel; viverão dos sacrifícios feitos pelo fogo a Javé e de seu patrimônio. 2Esta tribo não terá herança entre seus irmãos; Javé será sua herança, como lhe disse. 3Estes serão os direitos dos sacerdotes sobre o povo, sobre os que oferecem em sacrifício um boi ou uma ovelha: darão ao sacerdote a espádua, as mandíbulas e o estômago. 4Tu lhe darás as primícias de teu trigo, de teu vinho novo e de teu azeite, e as primícias da tosquia de tuas ovelhas; 5pois Javé, teu Deus, o escolheu entre todas as tuas tribos, para que ele e seus filhos estejam sempre em sua presença, a serviço do nome de Javé. 6Se o levita que mora numa de tuas cidades, em qualquer parte de Israel, vier de livre vontade para o lugar escolhido por Javé, 7poderá exercer seu ministério em nome de Javé, seu Deus, como todos os seus irmãos levitas que lá estão diante de Javé. 8Receberá para seu sustento uma parte igual à dos outros, além do produto da venda de seu patrimônio”.


Os profetas.

9“Quando tiveres entrado na terra que Javé, teu Deus, te dá, não apreenderás a imitar os abomináveis costumes daquelas nações. 10Não haja em teu meio quem faça passar seu filho ou sua filha pelo fogo, nem quem pratique a adivinhação, o sortilégio, o agouro, o feitiço, 11ou a magia; nem quem consulte espíritos ou oráculos, nem quem evoque os mortos. 12Porque Javé detesta todo aquele que faz tais coisas, e é por causa dessas abominações que Javé, teu Deus, expulsa de tua frente essas nações. 13Tu serás irrepreensível para com Javé, teu Deus. 14Na verdade, essas nações, que estás para expulsar, ouvem os feiticeiros e os adivinhos; mas a ti, Javé, teu Deus, não permite agir assim. 15Javé, teu Deus, suscitará para ti, em teu meio, dentre teus irmãos, um profeta como eu; a ele ouvirás. 16Foi isto mesmo que pediste a Javé, teu Deus, no Horeb, no dia da assembleia, dizendo: ‘Que eu não ouça mais a voz de Javé, meu Deus, e que não veja mais este grande fogo, para não morrer’. 17E Javé me disse: ‘Está bem o que disseram. 18Suscitarei para eles, dentre seus irmãos, um profeta como tu; porei minhas palavras em sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar. 19Se alguém não ouvir minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu mesmo pedirei contas a essa pessoa. 20Mas o profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não o mandei dizer, ou que falar em nome de outros deuses, tal profeta morrerá’. 21Talvez te perguntes a ti mesmo: ‘Como poderemos saber que tal palavra Javé não a disse?’ 22Se o profeta falar em nome de Javé, e sua predição não se cumpre, não acontece, esta é uma palavra que Javé não disse; o profeta a falou por presunção; não o temas’”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital