Antigo Testamento / Daniel

A visão dos quatro animais.

Capítulo 7

1No primeiro ano de Baltazar, rei de Babilônia, Daniel teve um sonho e visões em sua mente, enquanto estava em seu leito. Ele escreveu o sonho e fez seu resumo. 2Daniel disse: Eu estava olhando em minha visão noturna e vi os quatro ventos do céu agitando o mar Grande. 3E quatro grandes animais, diferentes um do outro, subiam do mar. 4O primeiro era semelhante a um leão e tinha asas de águia. Enquanto eu estava olhando, foram-lhe arrancadas as asas, foi erguido do chão e posto em pé como um homem; e foi-lhe dado um coração humano. 5Vi depois um outro animal, o segundo, semelhante a um urso; estava erguido de um lado e tinha três costelas na boca, entre os dentes, e foi-lhe dito: “Levanta-te, devora muita carne!” 6Depois disso eu olhei e vi um outro, semelhante a um leopardo, o qual tinha sobre o dorso quatro asas de ave; esse animal tinha quatro cabeças e foi-lhe dado o domínio. 7Depois disso eu olhava nas visões noturnas e vi um quarto animal, espantoso, terrível, de força excepcional, com grandes dentes de ferro; devorava, triturava e pisoteava as sobras com os pés; era diferente de todos os outros animais precedentes e tinha dez chifres. 8Eu estava observando esses chifres, quando vi despontar no meio deles um outro chifre menor, diante do qual foram arrancados três dos primeiros chifres. Vi que aquele chifre tinha olhos semelhantes aos de um homem e uma boca que falava com arrogância.

O Ancião e o juízo.

9Eu continuava a olhar,
quando foram colocados tronos
e um Ancião se sentou.
Sua veste era cândida como a neve
e os cabelos de sua cabeça eram como a lã pura;
chamas de fogo eram seu trono,
que tinha rodas de fogo ardente.
10Um rio de fogo descia diante dele,
mil milhares o serviam
e dez mil miríades o assistiam.
A corte tomou assento, e os livros foram abertos.
11Continuei a olhar por causa das palavras arrogantes que aquele chifre pronunciava, e vi que o animal foi morto, seu corpo destruído e lançado para queimar no fogo.
12Aos outros animais foi retirado o poder, e um prolongamento de suas vidas lhes foi dado até uma data e um momento determinados.

O Filho do homem.

13Olhando ainda nas visões noturnas,
vi alguém semelhante a um Filho de homem,
vindo com as nuvens do céu;
chegou até o Ancião e foi-lhe apresentado.
14Foram-lhe dados poder, glória e reino
para que todos os povos, nações e línguas o sirvam;
seu poder é um poder eterno,
que não passará,
e seu reino jamais será destruído.

Explicação da visão.

15Quanto a mim, Daniel, meu espírito dentro de mim estava ansioso, porque as visões de minha cabeça me alarmaram. 16Aproximei-me de um dos que estavam lá e lhe perguntei o verdadeiro significado de todas essas coisas; ele me falou e me deu esta interpretação:17“Esses grandes animais, que são quatro, representam quatro reis que surgirão da terra;18mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para sempre, eternamente”.19Eu quis depois saber a verdade sobre o quarto animal, que era diferente de todos os outros e muito terrível, com dentes de ferro e garras de bronze, que devorava, triturava e pisoteava o restante com seus pés; 20sobre os dez chifres que tinha na cabeça, sobre o outro chifre que tinha surgido e diante do qual tinham caído três chifres; e sobre aquele chifre, que tinha olhos e uma boca que falava com soberba, e parecia maior que os outros chifres. 21Eu olhava, e aquele chifre fazia guerra aos santos e os vencia, 22até que veio o ancião e foi feita justiça a favor dos santos do Altíssimo, e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino. 23Então ele me disse: “O quarto animal significa que haverá sobre a terra um quarto reino, diferente de todos os outros, que devorará toda a terra, que a pisoteará e triturará. 24Os dez chifres significam que dez reis surgirão daquele reino e, depois deles, seguirá um outro, que será diferente dos primeiros e abaterá três reis. 25Ele proferirá insultos contra o Altíssimo e oprimirá os santos do Altíssimo; tentará mudar os tempos e a lei; os santos serão entregues em sua mão por um tempo, dois tempos e metade de um tempo. 26Mas será feito, depois, o julgamento e lhe será retirado o poder; será exterminado e destruído completamente. 27E o reino, o poder e a grandeza de todos os reinos que existem debaixo do céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo, cujo reino será eterno; todos os impérios o servirão e lhe obedecerão”. 28Aqui termina a narração. Quanto a mim, Daniel, meus pensamentos muito me perturbaram; a cor de meu rosto se alterou e guardei tudo isto em meu coração.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital