Antigo Testamento / Daniel

Capítulo 11

1E eu, no primeiro ano de Dario, fiquei perto dele para dar-lhe força e apoio. 2Agora eu te manifesto a verdade.

Luta entre a Pérsia e a Grécia. Haverá ainda três reis na Pérsia; o quarto rei terá mais riquezas que todos os outros. E depois de se tornar poderoso com suas riquezas, suscitará todos contra o reino da Grécia. 3Surgirá depois um rei poderoso, que dominará sobre um grande império e fará o que lhe aprouver. 4Mas logo que se tiver firmado, seu reino será fragmentado e repartido aos quatro ventos do céu, mas não entre seus descendentes nem com a mesma força com que ele reinava; com efeito, seu reino será desmembrado e dado a outros que não eles.

Luta entre a Síria e o Egito.

5O rei do sul se tornará poderoso mas um de seus príncipes será mais forte que ele e dominará, e seu domínio será grande. 6Depois de alguns anos farão aliança e a filha do rei do sul virá ao rei do norte para fazer um acordo. Mas ela não conservará a força de seu braço, e sua descendência não subsistirá: ela será entregue, junto com os que a trouxeram, aquele que a gerou e aquele que a apoiava. 7Naquele tempo, de um germe de suas raízes surgirá alguém em seu lugar. Ele virá com um exército e avançará contra as fortalezas do rei do norte, combaterá contra ele e sairá vitorioso. 8Conduzirá ao Egito seus deuses com suas imagens e seus objetos preciosos de ouro e de prata, como presa de guerra; depois, por alguns anos se absterá de lutar contra o rei do norte. 9Este marchará contra o rei do sul, mas voltará para seu país. 10Seus filhos se prepararão para a guerra, recolhendo uma multidão de grandes exércitos. Um deles avançará como inundação; atravessará o país para travar batalha até sua fortaleza. 11O rei do sul, enfurecido, sairá para combater com o rei do norte, que se moverá com grande exército, mas este cairá em poder do rei do sul, 12o qual se encherá de orgulho depois de ter derrotado aquele exército, mas, mesmo tendo abatido dezenas de milhares, nem por isso será mais forte. 13O rei do norte de novo reunirá um grande exército, maior que o anterior e, depois de alguns anos, avançará com grande exército e provisões abundantes. 14Naquele tempo muitos se levantarão contra o rei do sul, e homens violentos de teu povo se insurgirão para cumprir a visão, mas cairão. 15O rei do norte virá, levantará baluartes e ocupará uma cidade bem fortificada. As forças do sul, nem com tropas de elite poderão resistir; faltará força para opor resistência. 16O invasor fará o que lhe aprouver e ninguém poderá opor-se a ele; ele se estabelecerá naquela terra gloriosa, e a destruição estará em suas mãos. 17Depois se proporá vir com as forças de todo o seu reino, fará uma aliança com ele e lhe dará uma filha em casamento para arruiná-lo, mas isto não terá êxito e não alcançará seu fim. 18Depois, ele se voltará contra as ilhas e tomará muitas delas, mas um comandante fará cessar sua arrogância, fazendo-a recair sobre ele. 19Ele se voltará depois para as fortalezas de seu país, mas tropeçará, cairá e desaparecerá. 20Surgirá depois em seu lugar um que mandará cobradores de tributo para a glória de seu reino, mas em poucos dias será eliminado, mas não na ira nem em batalha.

Perseguição de Antíoco IV Epífanes.

21A ele sucederá um homem desprezível, sem dignidade real; virá sem pré-aviso e tomará o reino com a fraude. 22Diante dele exércitos serão aniquilados e será abatido também o príncipe da aliança. 23E depois de feita com ele uma aliança, agirá com a fraude, crescerá e se tornará forte com pouca gente. 24Entrará às escondidas nos lugares mais férteis da província e fará coisas que nem seus pais nem os pais de seus pais ousaram fazer. Distribuirá a sua gente a presa, os despojos e as riquezas; e tramará projetos contra as fortalezas, mas só por certo tempo. 25Ele suscitará seu poder e sua ousadia contra o rei do sul, com um grande exército. O rei do sul se empenhará em guerra com um grande e poderoso exército, mas não poderá resistir, porque haverá intrigas contra ele: 26seus próprios comensais serão a causa de sua ruína; seu exército será derrotado e muitos cairão mortos. 27Os dois reis só pensarão em fazer mal um ao outro. Sentados à mesma mesa, falarão com fingimento, mas sem ter êxito, porque o fim deve chegar no tempo marcado. 28Ele voltará a seu país com grandes riquezas, e seu coração será contra a santa aliança; agirá conforme seus planos e depois voltará a seu país. 29No tempo determinado voltará e irá para o sul, mas desta última vez não terá êxito como na primeira. 30Pois virão contra ele os navios romanos e ele, com medo, voltará para trás. Ele se indignará contra a santa aliança e, em sua volta se entenderá com os que abandonam a santa aliança. 31Forças por ele mandadas se moverão para profanar o santuário-cidadela, abolirão o sacrifício cotidiano e lá colocarão a abominação da desolação. 32Com lisonjas corromperá os profanadores da aliança, mas os que reconhecem o próprio Deus mostrarão firmeza e agirão. 33Os sábios entre o povo ensinarão a muitos, mas cairão vítimas da espada, do fogo, da escravidão e do roubo por certo tempo. 34Enquanto assim caírem, receberão um pouco de ajuda; muitos, porém, se unirão a eles, mas com hipocrisia. 35Alguns dos sábios cairão para serem provados, purificados, lavados e embranquecidos até o tempo do fim, porque ainda está para vir o tempo estabelecido. 36O rei portanto fará o que lhe aprouver; ele se elevará e se exaltará acima de todo deus e proferirá coisas inauditas contra o Deus dos deuses e terá êxito até que seja completa a ira; porque o que foi determinado se cumprirá. 37Ele não fará caso das divindades de seus pais, nem do deus favorito das mulheres, nem de outro deus, porque ele se exaltará acima de todos. 38No lugar deles honrará o deus das fortalezas, um deus que seus pais jamais conheceram; ele o honrará com ouro e prata, com pedras preciosas e objetos de valor. 39Com o auxílio desse deus estrangeiro agirá contra as fortalezas; cumulará de honras aqueles que o reconhecerem; dar-lhes-á o poder sobre muitos e distribuirá a eles terras em recompensa.

Fim do perseguidor

40No tempo do fim, o rei do sul o atacará, e o rei do norte lhe cairá em cima como uma tempestade, com carros, cavaleiros e muitos navios; entrará em suas terras para inundá-las e atravessá-las. 41Entrará também naquela gloriosa terra e muitos sucumbirão; estes porém escaparão de sua mão: Edom, Moab e grande parte dos amonitas. 42Estenderá assim a mão sobre muitos países; nem o Egito escapará. 43Ele se apoderará de tesouros de ouro e de prata e de todas as coisas preciosas do Egito; líbios e etíopes estarão em seu séquito. 44Porém as notícias do oriente e do ocidente o perturbarão: ele partirá com grande ira para destruir e exterminar a muitos. 45Armará as tendas de seu palácio entre o mar e o glorioso monte santo; depois chegará ao fim, e ninguém virá em seu auxílio.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital