Novo Testamento / Atos dos Apóstolos

Em Icônio.

Capítulo 14

1Também em Icônio entraram na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo que grande multidão de judeus e de gregos abraçaram a fé. 2Mas os judeus, que continuavam incrédulos, excitaram os pagãos e os indispuseram contra os irmãos. 3Não obstante, Paulo e Barnabé prolongaram sua estadia lá por bastante tempo e falavam cheios de confiança no Senhor, que dava testemunho à pregação de sua graça e concedia que pelas mãos deles se operassem sinais e prodígios. 4A população da cidade dividiu-se: uns estavam a favor dos judeus, outros a favor dos apóstolos. 5Mas, quando houve uma tentativa dos pagãos e dos judeus, com seus chefes, para maltratá-los e apedrejá-los, 6eles o perceberam e procuraram refúgio nas cidades da Licaônia, Listra, Derbe e arredores, 7onde se puseram a anunciar a Boa Nova.

Cura de um aleijado em Listra.

8Havia, em Listra, um homem paralítico das pernas, aleijado de nascença, que jamais tinha andado. 9Estava ouvindo Paulo falar. Este, fixando nele o olhar e vendo que tinha fé para ser curado, 10disse com voz forte: “Levanta-te e fica direito em pé!” Ele deu um salto e começou a andar. 11À vista do que Paulo acabava de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: “Os deuses desceram entre nós em forma humana!” 12Chamavam Barnabé de Júpiter e Paulo de Mercúrio, pois era este que falava. 13O sacerdote de Júpiter, cujo templo era na entrada da cidade, trouxe à porta touros ornados de guirlandas e queria, de comum acordo com a multidão, oferecer um sacrifício. 14Informados disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e se precipitaram em direção à multidão, gritando: 15“Homens, que estais fazendo? Nós também somos seres humanos, mortais como vós, e vos exortamos a converter-vos desses ídolos vãos para o Deus vivo que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles se encontra. 16Nas gerações passadas, ele deixou que todas as nações seguissem seus próprios caminhos; 17mas não cessou de dar testemunho de si por seus benefícios, mandando-vos do céu chuvas e estações ricas de frutos, fornecendo-vos alimento e enchendo vossos corações de alegria”. 18Com dificuldade conseguiram, por meio dessas palavras, fazer a multidão desistir de lhes oferecer um sacrifício. 19Mas chegaram de Antioquia e de Icônio alguns judeus, que atraíram as multidões para seu lado. Apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, julgando-o morto. 20Então os discípulos o rodearam, e ele se levantou e entrou na cidade. No dia seguinte, com Barnabé, partiu para Derbe.

Retorno da missão.

21Depois de anunciar a Boa Nova em Derbe e de fazer numerosos discípulos, voltaram a Listra, Icônio e Antioquia, 22confortando os corações dos discípulos e estimulando-os a perseverarem na fé, porque – diziam – é necessário passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus. 23Em cada uma das Igrejas designaram responsáveis por elas e, depois de rezarem e jejuarem, eles os recomendaram ao Senhor em quem tinham posto sua fé. 24Atravessando então a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Pregaram a Palavra em Perge e desceram até Atália; 26de lá navegaram para Antioquia, onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a missão que acabavam de realizar. 27Ao chegar, reuniram a Igreja e contaram tudo o que Deus tinha realizado com eles e como tinha aberto aos pagãos a porta da fé. 28Ficaram ali muito tempo com os discípulos.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital