Antigo Testamento / Neemias

A reforma de Neemias.

Capítulo 13

1Naquele tempo fez-se ao povo uma leitura do livro de Moisés e lá se achou escrito que o amonita e o moabita não deviam jamais entrar na assembleia de Deus, 2porque não vieram ao encontro dos israelitas com pão e água e porque tinham contratado contra eles Balaão para os amaldiçoar, embora nosso Deus tivesse mudado a maldição em bênção. 3Quando ouviram a leitura da Lei, excluíram de Israel todos os estrangeiros. 4Mas, antes disso, o sacerdote Eliasib, que fora encarregado das salas do templo de nosso Deus e era parente de Tobias, 5havia posto à disposição deste uma sala espaçosa, onde antes se colocavam as oferendas, o incenso, os utensílios, o dízimo do trigo, do vinho e do azeite, isto é, as partes devidas por lei aos levitas, aos cantores e aos porteiros e o que se reservava para os sacerdotes. 6Enquanto se fazia tudo isso, eu estava ausente de Jerusalém, pois no trigésimo segundo ano de Artaxerxes, rei de Babilônia, tinha voltado para junto do rei; mas ao cabo de certo tempo, pedi ao rei uma licença 7e voltei a Jerusalém. Soube então do mal que havia cometido Eliasib em favor de Tobias, cedendo-lhe uma sala nos átrios do templo de Deus. 8Fiquei muito indignado: atirei para fora do aposento toda a mobília de Tobias 9e ordenei que se purificassem as salas e que se recolocassem nela os utensílios do templo de Deus, as oferendas e o incenso.

Os dízimos para os levitas.

10Eu soube também que as porções dos levitas não lhes eram dadas e que
os levitas e os cantores, encarregados do serviço, haviam fugido cada qual para sua propriedade.
11Repreendi os magistrados e lhes disse: “Por que o templo de Deus está abandonado?” Tornei a reuni-los e os reintegrei em suas funções. 12Então todo Judá trouxe para os armazéns o dízimo do trigo, do vinho e do azeite. 13Nomeei para cuidar dos armazéns o sacerdote Selemias, o escriba Sadoc e Fadaías, um dos levitas, e, como seu assistente, Hanã, filho de Zacur, filho de Matanias, pois eles tinham fama de íntegros; sua função era fazer as distribuições a seus irmãos. 14Por isso, lembrai-vos de mim, meu Deus: não apagueis de vossa memória os atos de piedade que realizei pelo templo de meu Deus e por seu culto.

Observância do sábado.

15Naqueles dias eu vi em Judá gente que, em dia de sábado, calcava no lagar; outros que transportavam feixes de trigo, colocavam-nos sobre os jumentos, e também vinho, uvas, figo e toda espécie de cargas que queriam levar para Jerusalém em dia de sábado; eu protestei por causa do dia em que vendiam seus produtos. 16Em Jerusalém havia alguns habitantes vindos de Tiro, que importavam peixe e mercadorias de toda espécie, para vendê-las aos filhos de Judá em Jerusalém em dia de sábado. 17Repreendi os nobres de Judá, dizendo-lhes: “Que coisa abominável estais fazendo, profanando o dia de sábado! 18Não foi assim que agiram vossos pais? Pois Deus então mandou vir toda esta desgraça sobre nós e sobre esta cidade. E vós, quereis aumentar a Ira contra Israel, profanando o sábado?” 19Por isso mandei que, mal as sombras caíssem sobre as portas de Jerusalém, antes do sábado, se fechassem os batentes e que não se abrissem senão depois do sábado. Coloquei nas portas alguns de meus homens, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado. 20Assim, uma ou duas vezes, comerciantes e vendedores de toda espécie de mercadoria passaram a noite fora de Jerusalém, 21mas eu os adverti, declarando-lhes: “Por que passais a noite ao pé das muralhas? Se o fizerdes outra vez, mandarei prender-vos!” De então em diante não vieram mais aos sábados. 22Ordenei aos levitas que se purificassem e viessem vigiar as portas, para que se santificasse o sábado. Lembrai-vos de mim também por isso, meu Deus, e tende piedade de mim, segundo vossa grande misericórdia!

Os casamentos com estrangeiras.

23Naqueles dias também encontrei judeus que se haviam casado com mulheres azotitas, amonitas ou moabitas. 24A metade de seus filhos falava a língua de Azoto ou a língua deste ou daquele povo, mas não sabia mais falar a língua dos judeus. 25Admoestei-os, amaldiçoei-os e bati em alguns, arranquei-lhes os cabelos e ordenei- -lhes em nome de Deus: “Não deveis dar vossas filhas aos filhos deles, nem tomar como esposa para vossos filhos ou para vós mesmos alguma das filhas deles! 26Não foi este o pecado de Salomão, rei de Israel? Entre tantas nações, não houve rei que se igualasse a ele; era amado por seu Deus, e Deus o tinha feito rei de todo o Israel. Mas também ele foi levado ao pecado pelas mulheres estrangeiras! 27Quereis que se diga de vós que cometeis também este grande crime de trair nosso Deus desposando mulheres estrangeiras?” 28Um dos filhos de Joiada, filho de Eliasib, o sumo sacerdote, tornara-se genro de Sanabalat, o horonita. Expulsei-o para longe de mim. 29Lembrai-vos dessa gente, ó meu Deus, porque profanaram o sacerdócio e a aliança do sacerdócio e dos levitas. 30Assim purifiquei-os de todo elemento estrangeiro e restabeleci as funções para os sacerdotes e os levitas, designando a cada um sua tarefa.31Também dei disposições sobre o fornecimento da lenha em tempos determinados e sobre as primícias.
Lembrai-vos de mim, ó meu Deus, para meu bem!

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital