Novo Testamento / II Timóteo

A pregação da Palavra.

Capítulo 4

1Diante de Deus e do Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, em nome de sua manifestação e de seu Reino, eu te conjuro: 2anuncia a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, combate o erro, repreende, exorta com paciência incansável e com preocupação de instruir. 3Pois virá um tempo em que as pessoas não suportarão mais a sã doutrina, mas, ao contrário, ao sabor de suas paixões e pelo prurido de ouvir, procurarão para si mestres em quantidade; 4afastarão os ouvidos da verdade e se voltarão para as fábulas. 5Tu, porém, sê vigilante em tudo, suporta a adversidade, cumpre tua missão de pregador do Evangelho, exerce teu ministério.

Paulo à espera do martírio.

6Quanto a mim, meu sangue está para ser derramado em libação, e o momento de minha partida chegou. 7Combati o bom combate, terminei minha corrida, guardei a fé. 8Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que aguardam com amor sua manifestação.

Últimas recomendações.

9Procura vir até mim o mais depressa possível, 10porque Demas abandonou-me por amor ao mundo presente e partiu para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas é que está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze o manto que deixei em Trôade na casa de Carpo, bem como os livros, sobretudo os pergaminhos. 14Alexandre, o fundidor, me fez muito mal; “o Senhor lhe retribuirá segundo suas obras”. 15Tu também o evita, pois fez uma oposição violenta a nossa pregação. 16Em minha primeira defesa, ninguém me deu apoio: todos me abandonaram. Que isto não lhes seja imputado. 17O Senhor, porém, me assistiu e me encheu de força, a fim de que por mim a mensagem fosse proclamada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos; e fui libertado da boca do leão. 18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará, levando-me para seu reino celeste. A ele a glória nos séculos dos séculos! Amém.

Saudação final.

19Saudações a Prisca e Áquila, bem como à família de Onesíforo. 20Erasto ficou em Corinto. Deixei Trófimo doente em Mileto. 21Apressa-te a vir antes do inverno. Êubulo, Pudente, Lino, Cláudia e todos os irmãos te saúdam. 22O Senhor esteja contigo! A graça esteja convosco!

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital