Novo Testamento / II Timóteo

Hereges dos últimos dias.

Capítulo 3

1Fica sabendo que nos últimos dias haverá momentos difíceis. 2Com efeito, as pessoas serão egoístas, ambiciosas, vaidosas, orgulhosas, difamadoras, rebeldes a seus pais, ingratas, sem religião, 3sem coração, desleais, caluniadoras, intemperantes, cruéis, inimigas do bem, 4traidoras, atrevidas, cegas pelo orgulho, mais amigas dos prazeres que de Deus, 5tendo aparências de piedade, mas renegando o que é sua força. Evita essas pessoas.
6São desse número os que se introduzem nas casas e de lá retiram mulheres carregadas de pecados, arrastadas por toda espécie de paixões, 7que estão sempre aprendendo sem jamais conseguir chegar ao conhecimento da verdade. 8A exemplo de Janes e de Jambres que se revoltaram contra Moisés, também estes se levantam contra a verdade, homens de espírito corrupto, reprovados em matéria de fé.
9Mas não irão mais longe, pois sua loucura será desmascarada aos olhos de todos, como o foi a daqueles dois.

Elogio de Timóteo.

10Tu, porém, me seguiste na doutrina, no comportamento, nos projetos, na fé, na paciência, no amor, na constância, 11nas perseguições e sofrimentos como os que me sobrevieram em Antioquia, Icônio e Listra. Que perseguições tive de sofrer! E de todas o Senhor me livrou.12Sim, todos os que querem viver piedosamente no Cristo Jesus serão perseguidos. 13Mas os malvados e os impostores vão avançar sempre de mal a pior, enganando e sendo enganados.

A Tradição e as Escrituras.

14Tu, porém, continua firme no que aprendeste e aceitaste como certo, sabendo de quem o aprendeste 15e que desde criança conheces as Sagradas Escrituras; elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação pela fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, convencer, corrigir e educar para a justiça, 17para que o homem de Deus seja perfeito, equipado para toda boa obra.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital