Novo Testamento / II Timóteo

Assumir os sofrimentos do apostolado.

Capítulo 2

1Portanto, meu filho, fortifica-te na graça que está no Cristo Jesus. 2Aquilo que aprendeste de mim na presença de numerosas testemunhas, confia-o a pessoas fiéis, capazes por sua vez de instruir os outros. 3Assume comigo tua parte de sofrimentos como bom soldado do Cristo Jesus. 4No serviço militar, ninguém se envolve nos negócios da vida civil, se quiser agradar a quem o alistou. 5Assim também o atleta não recebe o prêmio a não ser que tenha lutado segundo as regras. 6O agricultor que trabalha duramente é o primeiro a colher os frutos. 7Compreende o que estou te dizendo; aliás, o Senhor te fará compreender tudo. 8Lembra-te de Jesus Cristo, da estirpe de Davi, ressuscitado dos mortos, segundo meu Evangelho, 9pelo qual sofro, a ponto de estar acorrentado como um malfeitor, mas a palavra de Deus não está acorrentada. 10Por isso, eu tudo suporto pelos escolhidos, para que eles também consigam a salvação que está em Cristo Jesus e a glória eterna. 11Esta é uma palavra que merece fé: Se morremos com ele, com ele também viveremos; 12se perseveramos com ele, com ele também reinaremos; se o renegamos, ele também nos renegará; 13se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

Normas para a pregação do Evangelho.

14Lembra-te de tudo isto, atestando diante de Deus que é preciso evitar as discussões de palavras, que de nada servem, a não ser para perder os que as ouvem. 15Esforça-te por apresentar-te a Deus como homem comprovado, um operário que não tem de que se envergonhar, um fiel despenseiro da palavra da verdade. 16Evita o palavreado vão e profano; os que o praticam progredirão sempre mais na impiedade, 17e sua palavra se propagará como a gangrena. Himeneu e Fileto são deste número: 18desviaram-se da verdade, afirmando que a ressurreição já aconteceu, pervertendo assim a fé de alguns. 19Entretanto, as sólidas fundações postas por Deus mantêm-se de pé, marcadas pelo selo destas palavras: “O Senhor conhece os seus”; e: “Afaste-se da iniquidade todo aquele que pronuncia o nome do Senhor”. 20Numa casa grande não há só vasos de ouro e de prata; há também os de madeira e de argila. Uns estão reservados para usos nobres; outros, para usos vulgares. 21Se alguém se preserva de tais coisas, será um vaso nobre, santificado, útil a seu dono, pronto para toda boa obra. 22Foge das paixões da juventude; busca a justiça, a fé, o amor, a paz em união com aqueles que de coração puro invocam o Senhor. 23Mas evita as questões tolas e inúteis: tu sabes que elas geram disputas. 24Ora, um servo do Senhor não deve entrar em brigas, mas deve ser afável com todos, capaz de instruir e paciente; 25é com mansidão que deve repreender os adversários, na esperança de que Deus lhes dê a graça de se converterem, para que conheçam a verdade 26e voltem à sã razão, libertando-se das armadilhas do diabo, que os retém cativos, escravos de sua vontade.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital