Novo Testamento / II São Pedro

Contra os falsos mestres.

Capítulo 2

1Houve também falsos profetas no meio do povo, como também haverá entre vós falsos mestres, que vão introduzir seitas perniciosas, chegando até a renegar o Mestre que os resgatou, e atrairão sobre si mesmos imediata perdição. 2Muitos seguirão suas desordens, e o caminho da verdade será blasfemado por causa deles 3Por ganância vos explorarão com palavras enganadoras; porém, o julgamento deles já há muito tempo está em ação, e sua ruína não dorme.

As lições da história.

4Pois se Deus não poupou os anjos que tinham pecado, mas os lançou no inferno e os entregou aos abismos das trevas, onde estão reservados para o julgamento; 5se ele não poupou o mundo antigo, preservando embora oito pessoas, entre as quais Noé, arauto da justiça, enquanto mandava o dilúvio sobre um mundo de ímpios; 6se, a título de exemplo para os ímpios do futuro, ele reduziu a cinzas e condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra; 7enquanto libertou Ló, o justo, que ficava amargurado com o comportamento desregrado daqueles criminosos – 8pois este justo que morava no meio deles sentia todo dia atormentada sua alma de justo por causa das obras iníquas que via e ouvia –, 9é que o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar os ímpios para castigá-los no dia do juízo, 10sobretudo aqueles que, levados por paixões impuras, seguem a carne e desprezam o Senhor.

Os costumes perversos dos hereges. Audaciosos, arrogantes, não têm medo de blasfemar os seres gloriosos, 11enquanto os anjos, embora superiores em força e em poder, não pronunciam contra eles diante do Senhor uma sentença injuriosa. 12Mas eles são como animais irracionais, destinados pela natureza a serem presos e destruídos; blasfemando o que não conhecem, com a mesma destruição eles próprios serão destruídos, 13sofrendo o castigo como salário da injustiça. Consideram felicidade o prazer de um dia; homens impuros e pervertidos, têm prazer em enganar-vos, quando se banqueteiam convosco. 14Têm os olhos cheios de adultério e de incessante pecado, seduzem as pessoas vacilantes; seu coração está treinado para a ganância, esses malditos! 15Depois de terem abandonado o caminho certo, desviaram-se, seguindo o caminho de Balaão, filho de Bosor, que se deixou tentar por um salário de iniquidade, 16mas foi repreendido por sua maldade. Um animal mudo, com voz humana, conteve a loucura do profeta. 17Eles são como fontes sem água e nuvens carregadas por um vendaval; a obscuridade das trevas lhes está reservada. 18Com palavras arrogantes, mas vazias, seduzem, pelos desejos obscenos da carne, os que pouco antes haviam fugido dos que vivem no erro. 19Prometem-lhes a liberdade, mas eles próprios são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina. 20Com efeito, se depois de terem fugido das imundícies do mundo pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, eles se entregam de novo e são dominados por elas, sua situação posterior se torna pior que a primeira. 21Pois teria sido melhor para eles não ter conhecido o caminho da justiça, do que, depois de conhecê-lo, abandonar o santo mandamento que lhes fora transmitido. 22Com eles aconteceu o que diz o provérbio verdadeiro: O cão voltou a seu vômito ; e: “Depois de lavada, a porca tornou a revolver-se na lama”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital