Novo Testamento / II Coríntios

Elogio das igrejas da Macedônia.

Capítulo 8

1Queremos dar-vos a conhecer, irmãos, a graça que Deus concedeu às Igrejas da Macedônia. 2Entre as múltiplas tribulações que as provaram, a alegria delas transborda, e sua profunda pobreza expandiu-se entre elas em tesouros de generosidade. 3Pois segundo seus recursos, eu o atesto, e além de seus recursos, espontaneamente, 4 pediram-nos com muita insistência o favor de participar deste serviço em favor dos irmãos. 5Ultrapassando mesmo nossa expectativa, eles se ofereceram a si mesmos, primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus. 6Por isso pedimos a Tito que levasse a bom termo entre vós esta obra generosa, já que ele a havia começado.

Convite aos coríntios a imitar a generosidade deles.

7E como sois ricos em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, em toda espécie de solicitude e no amor que vos ensinamos, sede ricos também neste gesto de generosidade. 8Não é uma ordem que estou dando; quero apenas, pela solicitude dos outros, provar a sinceridade de vosso amor. 9 Com efeito, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo: era rico e se fez pobre por vossa causa, para enriquecer-vos por meio de sua pobreza. 10É, pois, um simples conselho que dou sobre isso; e é o que vos convém a vós, que, desde o ano passado, fostes os primeiros não só a empreender esta obra, mas também a decidi-la.11Agora, pois, realizai-a, para que, assim como vossa vontade foi pronta, assim também ela se realize, de acordo com vossos recursos. 12Quando existe boa vontade, a pessoa é aceita conforme o que tem e não conforme o que não tem. 13Não é que, para socorrer os outros, tenhais de sofrer privações, mas quero que haja igualdade. 14Vossa fartura agora deve ser colocada a serviço da penúria deles, a fim de que a fartura deles sirva algum dia a vossa penúria, e assim haja igualdade, 15como está escrito: “Quem muito recolhera nada teve de sobra, e quem pouco recolhera não sentiu falta de nada”.

Os encarregados da obra de caridade.

16Dou graças a Deus, que põe no coração de Tito a mesma solicitude por vós. 17Pois ele respondeu a meu apelo e, mais solícito que nunca, de própria iniciativa ele vai até vós. 18Com ele enviamos o irmão que é elogiado em todas as igrejas pela pregação do Evangelho. 19Mais ainda: ele foi também designado pelas igrejas como nosso companheiro nessa obra de caridade, à qual nos consagramos para a glória do Senhor e para demonstrar o impulso de nosso coração. 20Com isso queremos evitar toda censura a respeito dessas grandes quantias de que somos encarregados, 21pois “nos preocupamos com o que é bom, não somente diante de Deus, mas também diante dos homens”. 22Com eles enviamos também aquele nosso irmão, cuja solicitude experimentamos tantas vezes e em muitas circunstâncias, e que agora se mostra muito mais solícito, em razão da grande confiança que tem em vós. 23Quanto a Tito, é meu companheiro e meu colaborador junto de vós; quanto a nossos irmãos, são os delegados das igrejas, são a glória de Cristo. 24Dai, pois, a eles, diante das igrejas, a prova de vosso amor e do bom fundamento de nosso orgulho a vosso respeito.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital