Novo Testamento / II Coríntios

Ministros de Deus.

Capítulo 6

1E já que somos seus cooperadores, exortamo-vos a não receberdes em vão a graça de Deus.  2Pois ele diz: “No tempo favorável eu te atendi e no dia da salvação te socorri”. É agora o tempo favorável, é agora o dia da salvação.
3A ninguém damos motivo algum de escândalo, para que nosso ministério não seja insultado. 4Ao contrário, afirmamo-nos em tudo como ministros de Deus: por uma grande constância nas tribulações, nas necessidades, nas angústias, 5nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nas fadigas, nas vigílias, nos jejuns; 6pela pureza, pela ciência, pela paciência, pela benignidade, no Espírito Santo, por uma caridade não fingida, 7pela palavra da verdade, pelo poder de Deus; pelas armas ofensivas e defensivas da justiça; 8na honra e na humilhação, na má e na boa reputação; tidos por impostores e no entanto sendo verazes; 9tidos por gente obscura, embora sejamos conhecidos; por pessoas que vão morrer, e eis-nos vivos; por gente que é castigada, mas sem ser levada à morte; 10por pessoas tristes, mas sempre alegres; por pobres, mas enriquecendo a muitos, por gente que nada tem, mas possuindo tudo.
11Falamo-vos com toda a liberdade, coríntios; nosso coração abriu-se de par em par. 12Vós não estais na estreiteza entre nós; é em vosso coração que estais na estreiteza.
13Então pagai-nos com igual retribuição; eu vos falo como a filhos: abri vosso coração de par em par.

É preciso optar.

14Não formeis com os infiéis uma ligação heterogênea. Com efeito, que afinidade pode haver entre a justiça e a impiedade? Que união entre a luz e as trevas? 15Que entendimento entre Cristo e Belial? Que associação entre o fiel e o infiel? 16Que acordo entre o templo de Deus e os ídolos? Ora, nós somos o templo do Deus vivo, assim como Deus disse: “Habitarei no meio deles e aí caminharei; serei seu Deus, e eles serão meu povo”.17Portanto, “saí do meio de tal gente e mantende-vos à parte – diz o Senhor. Nada toqueis de impuro, e eu vos acolherei; 18serei para vós um pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital