Novo Testamento / II Coríntios

Esperança da glória futura.

Capítulo 5

1Sabemos, com efeito, que, se esta tenda de nossa morada terrestre vier a ser destruída, temos uma casa que é obra de Deus, uma morada eterna, que não é feita por mão humana e que está nos céus. 2Por isso nós gememos nesta condição, ardentemente desejando vestir, por cima desta, nossa habitação celeste, 3contanto que, embora despojados, não sejamos achados nus. 4Sim, nós que estamos nesta tenda, gememos angustiados; de fato, não queremos ser despidos, mas sim vestir por cima, a fim de que o que é mortal seja absorvido pela vida. 5E quem nos fez para esse destino é Deus, que nos deu o penhor do Espírito.
6Assim, pois, sempre confiamos plenamente, mesmo sabendo que, enquanto moramos neste corpo, vivemos exilados, longe do Senhor, 7pois caminhamos na fé e não na clara visão. 8Confiamos, pois plenamente e preferimos deixar este corpo para ir morar junto do Senhor. 9Por isso também, seja que moremos neste corpo, seja que o deixemos, esforçamo-nos por lhe agradar.
10Pois é preciso que todos nós sejamos revelados diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba a retribuição pelo que fez quando estava no corpo, seja o bem, seja o mal.

O ministério da reconciliação.

11Conhecendo, pois, o temor do Senhor, procuramos convencer as pessoas. Quanto a Deus, estamos descobertos diante dele, e espero que também em vossas consciências estejamos descobertos. 12Não recomeçamos a nos orgulhar diante de vós, mas vos damos ocasião de vos orgulhardes de nós, a fim de terdes o que responder aos que tiram sua glória daquilo que é aparência e não daquilo que está no coração. 13Com efeito, se ficamos fora dos sentidos, era para Deus; se somos sensatos, é para vós. 14Pois o amor de Cristo nos impele, quando pensamos que um só morreu por todos, então todos morreram.
15E ele morreu por todos, a fim de que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.
16Portanto, de agora em diante não mais conhecemos pessoa alguma de modo humano; mesmo se conhecemos o Cristo à maneira humana, agora não mais o conhecemos assim.17Por conseguinte, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura; as coisas antigas passaram e surgiram novas. 18E tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação. 19Pois era Deus que, em Cristo, estava reconciliando o mundo consigo, não levando mais em conta as culpas dos homens e colocando em nossos lábios a mensagem da reconciliação. 20Somos, portanto, embaixadores de Cristo, e é como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo vos suplicamos: reconciliai-vos com Deus! 21Aquele que não tinha experiência de pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital