Novo Testamento / II Coríntios

A nova aliança é superior à antiga.

Capítulo 3

1 Recomeçamos a nos promover? Ou precisamos, talvez, como certas pessoas, de cartas de recomendação para vós ou de vossa parte? 2Nossa carta sois vós mesmos, carta escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos. 3Sim, vós sois evidentemente uma carta de Cristo, redigida por nós, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, que são vossos corações.
4Esta é a confiança que temos diante de Deus por meio de Cristo. 5Não que sejamos capazes de pensar alguma coisa como proveniente de nós mesmos; não, nossa capacidade vem de Deus.
6 Ele nos fez ministros de uma nova aliança, que não é da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, mas o Espírito dá vida.

O ministério cristão.

7Ora, se o ministério da morte, gravado em letras sobre pedras, foi rodeado de tal glória, que os israelitas não podiam fitar o rosto de Moisés por causa da glória, embora passageira, de seu rosto, 8 quanto mais glorioso será o ministério do Espírito? 9Se, com efeito, o ministério da condenação foi glorioso, quanto mais o ministério da justificação não o supera em glória? 10Sob esse ponto de vista, comparado com essa glória supereminente, o esplendor desse primeiro ministério não foi glória. 11Pois, se o que era transitório foi manifestado na glória, quanto mais glorioso não há de ser o que permanece?
12De posse de semelhante esperança, comportamo-nos com muita segurança, 13e não como Moisés, que cobria o rosto com um véu, para impedir que os israelitas vissem o fim daquilo que era passageiro. 14Mas a inteligência deles se obscureceu. Com efeito, até o dia de hoje, quando se lê o Antigo Testamento, esse mesmo véu permanece; ele não é levantado, pois é Cristo que o faz desaparecer. 15Sim, até o dia de hoje, toda vez que se lê Moisés, existe um véu sobre o coração deles. 16Mas quando acontece a conversão ao Senhor, o véu cai. 17Pois o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
18E nós todos que, de rosto descoberto, refletimos como num espelho a glória do Senhor, somos transformados nesta mesma imagem, indo de glória em glória, conforme a ação do Espírito do Senhor.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital