Novo Testamento / II Coríntios

Por que Paulo não foi a Corinto.

Capítulo 2

1Tomei a decisão comigo mesmo de não voltar até vós com tristeza. 2Pois, se sou eu que vos faço sofrer, quem pode alegrar-me senão aquele a quem fiz sofrer? 3E escrevi aquelas coisas para não me entristecer quando eu vier, por causa daqueles que deveriam dar-me alegria, bem ciente a respeito de vós todos de que minha alegria é a de todos vós. 4Sim, foi no meio de uma grande aflição e angústia de coração que vos escrevi, entre muitas lágrimas, não para vos entristecer, mas para que conheçais a extrema afeição que vos tenho.

Paulo perdoa a quem o ofendeu.

5Se alguém causou sofrimento, não foi a mim; foi em certa medida, sem exagero, a todos vós. 6Mas foi suficiente para aquele homem o castigo aplicado pela maioria, 7de tal modo que vale mais a pena, ao contrário, perdoar-lhe e encorajá-lo, para não acontecer que ele venha a se perder por um sofrimento excessivo. 8Eu vos peço, pois, que façais prevalecer para com ele a caridade. 9Ao escrever-vos, minha intenção era também vos pôr à prova e ver se vossa obediência é total. 10Mas a quem vós perdoais, também eu perdoo; pois, se eu perdoei – enquanto tenho alguma coisa a perdoar –, foi por vossa causa, na presença de Cristo. 11Tomemos cuidado para não sermos iludidos por Satanás, cujas tramas não ignoramos.

Inquietação e alívio do Apóstolo.

12Quando cheguei a Trôade para pregar o Evangelho de Cristo, embora uma porta me estivesse aberta no Senhor, 13meu espírito não teve sossego, porque lá não encontrei Tito, meu irmão. Por isso, despedi-me deles e parti para a Macedônia.
14Graças sejam dadas a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e que, por nós, espalha por todo lado o perfume de seu conhecimento. 15Pois na verdade somos, para Deus, o bom odor de Cristo, entre os que se salvam e entre os que se perdem: 16para uns, um odor que da morte conduz à morte; para outros, um odor que da vida conduz à vida. E quem está à altura de tal tarefa? 17Com efeito, não somos como aqueles muitos que falsificam a palavra de Deus; é como homens sinceros, como enviados de Deus, que diante de Deus falamos em Cristo.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital