Novo Testamento / II Coríntios

Visões e revelações.

Capítulo 12

1É preciso gloriar-se? Mas isso não convém. Contudo, vou falar das visões e revelações do Senhor. 2Conheço um homem em Cristo que, quatorze anos atrás – se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe – foi arrebatado ao terceiro céu. 3E sei que este homem – se no corpo ou sem o corpo, não sei; Deus o sabe – 4foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, que o homem não pode repetir. 5Por este homem me orgulharei; mas por mim não me orgulharei, senão de minhas fraquezas. 6Se quisesse orgulhar-me, não seria louco, porque diria a verdade. Mas disso me abstenho, para não fazerem de mim uma ideia superior ao que veem em mim ou ouvem de mim.
7E porque essas revelações eram extraordinárias, para que não me orgulhasse, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás encarregado de me bater – para que eu não me orgulhasse. 8Por isso, três vezes pedi ao Senhor para o afastar de mim. 9 E ele me disse: “Basta-te minha graça: pois o poder se manifesta plenamente na fraqueza”. É, pois, de boa vontade que me orgulharei sobretudo de minhas fraquezas, para que habite em mim o poder de Cristo.
10Por isso me comprazo em minhas fraquezas, nas injúrias, nos sofrimentos, nas perseguições, nas angústias suportadas por Cristo; pois quando sou fraco, é então que sou forte. 

Traços distintivos do apóstolo. 

11Tornei-me louco. Fostes vós que me obrigastes a isso. Era a vós que competia recomendar-me. Pois de modo algum fui inferior a estes superapóstolos, embora eu nada seja. 12Os traços distintivos do apóstolo, vós os vistes realizar-se no meio de vós: perfeita constância, sinais, prodígios e milagres. 13O que tivestes de menos que outras igrejas, a não ser que pessoalmente não vos fui pesado? Perdoai-me esta injustiça…
14Estou pronto a ir ter convosco pela terceira vez e não vos serei incômodo; pois o que estou buscando não são vossos bens, mas vós mesmos. Com efeito, não compete aos filhos juntar tesouros para os pais, mas sim os pais para os filhos. 15Quanto a mim, com toda a boa vontade, farei gastos e me gastarei todo inteiro por vossas almas. Se vos amo mais intensamente, terei de ser menos amado?
16Que seja, dirão: pessoalmente não vos afligi; mas, esperto como sou, eu vos conquistei pela astúcia. 17Eu vos teria explorado por algum daqueles que vos mandei? 18Insisti com Tito e com ele mandei aquele irmão. Tito os teria explorado? Não caminhamos no mesmo espírito? Não seguimos os mesmos traços?
19Já faz tempo que imaginais que estamos fazendo nossa defesa diante de vós. É diante de Deus, no Cristo, que falamos. E tudo isso, caríssimos, é para vossa edificação. 20Receio, com efeito, que a minha chegada eu não vos encontre tais como gostaria e que vós me encontreis tal como não quereríeis. Que não haja discórdias, invejas, rancores, rivalidades, maledicências, intrigas, arrogâncias, desordens. 21Receio que em minha próxima visita meu Deus me humilhe diante de vós e que eu tenha de chorar sobre muitos dos que pecaram antes e não fizeram penitência por seus atos de impureza, fornicação e luxúria.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital